×

Meio Ambiente

Inmet: Cantareira deve permanecer sem chuvas significativas nos próximos dias

As chuvas na região das cabeceiras do Sistema Cantareira devem ser frequentes nos próximos dias, porém de intensidade fraca, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os reservatórios do sistema não receberam chuva ontem (17) e seguem em queda. Hoje (18), o volume é 6,9% da capacidade. Também não choveu nos outros setes sistemas que abastecem São Paulo.

Segundo Neide Oliveira, meteorologista do Inmet, o esperado para os próximos dias são precipitações em forma de pancadas isoladas no final da tarde. O volume previsto para amanhã (19) é 10 milímetros (mm). No domingo (20) deve chover 15 mm e na segunda-feira (21), a precipitação fica em 20 mm. “A tendência é que [o volume de chuvas] vá aumentando”, disse ela.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a pluviometria esperada sobre o manancial durante o mês de dezembro será de 220,9 mm. O volume já acumulado neste mês, está em 41,2 milímetros, abaixo do esperado.

Com poucas chuvas na cabeceira do sistema, o índice do Cantareira caiu 0,1 ponto percentual entre ontem e hoje. A maioria dos sistemas de abastecimento paulista não apresentaram melhora. O Alto Tietê caiu de 10,6% ontem, para 10,5% hoje. Esse sistema passou a receber, no domingo (14), um volume adicional de 39,46 milhões de metros cúbicos captados da Represa Ponte Nova. Trata-se de uma espécie de volume morto, como é usado no Cantareira.

O Sistema Gurapiranga manteve-se estável entre ontem e hoje, registrando capacidade de 35,9%. O Sistema Rio Grande caiu de 65,2% para 64,9%. O Sistema Rio Claro caiu de 28,1% ontem para 27,8% hoje. O Alto Cotia foi o único a elevar a capacidade, oscilando de 30,3% ontem para 30,4% hoje.