A Operação Páscoa, iniciada em 4 de abril pelo Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq-AL) para fiscalizar os produtos de maior consumo comercializados neste período, foi encerrada nesta terça-feira (19). Os resultados foram considerados satisfatórios em relação aos anos anteriores.
De 324 produtos expostos à venda e verificados no comércio, apenas três foram reprovados por apresentar peso inferior ao indicado nas embalagens. O ovo de chocolate ao leite Penélope Charmosa, o ovo de chocolate ao leite Marvel Wolverine and The X-men, da marca Qualitá, e ovo de Páscoa Contentto crocante ref. 75, da marca Contentto, estavam fora de conformidade com a embalagem.
Na avaliação do presidente do órgão, Virgílio Palmeira, a baixa reprovação é fruto de uma atuação constante e eficiente desenvolvida pelo técnicos do instituto no Estado. Os fiscais coletaram em supermercados e mercadinhos de bairros ovos de páscoa e chocolates diversos das marcas: Qualitá, Nestlé, Garoto, Lacta, Top Class, Hershey’s, Classy e Contentto de 120, 160, 700 e 750 gramas.
Além dos produtos de chocolate, as equipes examinaram também o leite de coco e coco ralado, das marcas Sococo, Mais Coco e Pindorama; azeite de oliva das marcas Gallo, Salada, Andorinha Extra Virgem, Escudeiro, Coziñero e Beira alta; molho de Pimenta das marcas Camarão, Palmeiron, Etti e Maratá e no próprio local de venda, bacalhau e camarão congelado.
No laboratório do órgão foram analisados se o peso e gramatura dos produtos recolhidos estavam de acordo com a informação divulgada nas embalagens. Os produtos reprovados no exame quantitativo apresentavam peso abaixo do especificado. A operação visitou os estabelecimentos que comercializam estes produtos em Maceió e em algumas cidades do interior do Estado.