Skip to content

Iniciativa pioneira da Prefeitura de Maceió vai transformar garrafas de vidro em areia para obras na capital

  • Home
  • Maceió
  • Iniciativa pioneira da Prefeitura de Maceió vai transformar garrafas de vidro em areia para obras na capital

Blog

Iniciativa pioneira da Prefeitura de Maceió vai transformar garrafas de vidro em areia para obras na capital

Através de uma iniciativa pioneira e inovadora, a Prefeitura de Maceió saiu na frente das capitais e trouxe uma nova tecnologia, que começou a ser utilizada no Festival Verão Massayó, capaz de transformar uma garrafa de vidro em areia em apenas 3 segundos. O objetivo é evitar que diversas toneladas do material sejam destinadas ao aterro, aumentando a vida útil do local e preservando o meio ambiente.

A máquina, que possui uma tela eletrônica com as instruções para uso do equipamento, deverá ser implantada em pontos da orla, reduzindo os custos e seguindo o caminho do desenvolvimento sustentável, econômico e a logística reversa.

Após triturado, o material será recolhido e armazenado para que posteriormente possa ser utilizado em obras estruturantes na cidade, como construções, pavimentações e outras intervenções em que o material possa ser utilizado, garantindo economia e reforçando o cuidado com o meio ambiente.

Segundo o último levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), são produzidas mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro por ano no Brasil. São aproximadamente 1,3 milhões de toneladas do material colocadas no mercado nos mais variados formatos, que movimentam cerca de R$ 120 milhões. Deste total, somente 300 mil toneladas, o que representa quase 25%, acabam destinadas à reciclagem.

“Entendemos que precisamos fazer parte do todo, preservar e cuidar. As garrafas, que com o descarte irregular, poderiam degradar o meio ambiente, agora terão um destino correto e que vai contribuir de forma direta com a economia e desenvolvimento do município”, disse Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Alurb.

Kedyna reforçou ainda que a gestão do prefeito JHC tem tido uma atenção permanente com o cuidado com o meio ambiente. “Ao longo da gestão, o prefeito JHC tem tido uma atenção especial com o nosso meio ambiente, e junto com nossa equipe, tem implantando soluções inovadoras que prometem proporcionar melhor qualidade de vida para nossa população. Em paralelo a isso, vamos continuar intensificando ainda mais as ações de educação ambiental para que a mudança seja completa e em breve possamos sentir os primeiros efeitos de todos esses importantes investimentos”, finalizou.

Para o secretário de infraestrutura da capital, Lívio Lima, a iniciativa é um marco para a cidade. “Certamente é uma alternativa sustentável e econômica para a construção civil e, também, para o desenvolvimento da nossa cidade. Junto a ALURB, estamos estudando a possibilidade de utilização desse material, detectando o melhor percentual de areia proveniente do vidro para incorporá-la em peças de intertravado, como uma forma de reduzir o impacto ambiental do descarte dessas garrafas de vidro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também