O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, publicou as diretrizes do Programa Vem Ser! no Diário Oficial da União. Voltado principalmente a crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, a iniciativa visa propiciar o desenvolvimento integral dos alunos tendo como princípio a inclusão social, com uma metodologia focada na iniciação esportiva.
O Programa Vem Ser! pode ser executado em escolas ou espaços comunitários, públicos ou privados, no contraturno ou como complemento das atividades escolares. “Esse programa abrange múltiplos cenários com essa atividade virtuosa que é o esporte. O esporte simboliza para todos nós superação, mas envolve outros valores e propicia o desenvolvimento social e a qualidade de vida”, destacou o ministro da Cidadania, João Roma.
Os núcleos esportivos do Vem Ser! são projetados para 100 crianças e adolescentes, com 25 alunos por turma. São quatro horas semanais (16 horas/aula por mês) para cada grupo e custo total de R$ 244,7 mil. “Sempre digo que é preciso inverter a pirâmide do esporte brasileiro e priorizar o esporte na escola. Com esse projeto, damos mais oportunidades a nossas crianças e jovens de acesso ao esporte”, ressaltou o secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães.
Os núcleos são viabilizados por meio de parcerias entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) da Secretaria Especial do Esporte e governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, além de instituições públicas federais de ensino e Organizações da Sociedade Civil (OSC), com apoio de recursos financeiros próprios do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e emendas parlamentares.
Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 81% dos adolescentes não atingem as recomendações de 300 minutos de atividades físicas mínimas durante a semana, o recomendável para essa faixa etária.
“É mais alarmante ainda para as meninas, pois 89% não atingem essa quantidade de minutos por dia. A faixa dos meninos também é bem alta, 78%, aqui no Brasil. Entendemos que é na escola que podemos começar a fazer essa transformação. É na escola onde podemos promover o acesso de crianças e adolescentes ao esporte”, apontou a secretária nacional da Snelis, Fabíola Molina.
Além da iniciação esportiva, um dos objetivos do Vem Ser! é ressaltar entre os participantes valores como amizade, respeito, excelência e amor, de modo que o resultado final contribua no crescimento individual dos alunos não apenas nas atividades esportivas, mas no sentido de noções sólidas de cidadania.