×

Alagoas

Informatização do Registro Acadêmico da Uneal avança com treinamento

A informatização do Registro Acadêmico da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) continua. Ao longo desta semana, o gerente de contas da empresa Solis, Paulo Koetz, fica em Arapiraca apresentando a ferramenta aos servidores do departamento de tecnologia para início da inclusão de dados das disciplinas. O processo está em seus primeiros passos e deverá ser finalizado em um prazo de um ano, segundo os responsáveis pelo projeto
.
Koetz afirmou que esta ferramenta não integra o sistema que será exclusivo da Uneal. “As dados estão sendo lançados na base de dados da Solis. A previsão é de que o processo de informatização seja concluído em até um ano. Agora estamos nesse treinamento com prática e execução e esperamos que as matrículas dos novos alunos já sejam feita pelo software em 2015”, disse.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia (Nutec) da Uneal, Ian Mendonça de Assis, salientou que os dados estão formando a base de dados da universidade. “É o primeiro momento da migração para a produção informatizada e definitiva. Todo o processo será demorado porque estamos começando do zero”.

O responsável explicou também que, em um primeiro momento, serão armazenados apenas os dados dos alunos ativos. “A segunda etapa consistirá em alimentar e informatizar, de fato, todo o setor. Por último, iniciaremos a informatização do arquivo do Registro Acadêmico, que contém os dados dos ex-alunos da instituição”, revelou Ian Mendonça.

Rotina

A partir de agora, os treinamentos serão constantes não apenas para o pessoal do Registro Acadêmico, em Arapiraca, e da Pró-Reitoria de Graduação da Uneal. Duas semanas após a etapa em andamento, um novo curso será ministrado pelos profissionais da Solis, desta vez envolvendo coordenadores e secretários de cursos dos demais campi da universidade.

A pró-reitora de Graduação da Uneal, professora Mary Selma Ramalho, destacou que a informatização do Registro Acadêmico só irá beneficiar a comunidade acadêmica e também os servidores que atuam no departamento. “A emissão de documentos, como Declaração e Histórico Escolar, por exemplo, irá ter a devida agilidade. Os benefícios serão muitos”, justificou.

Soluções

A Solis, Cooperativa de Soluções Livres, venceu o processo licitatório aberto pela Uneal em 2013. Instalada no Rio Grande do Sul, a organização é especializada na criação de soluções para internet há cerca de 11 anos. A cooperativa é composta por um grupo de alunos, professores e ex-funcionários da Univates, um centro universitário instalado na cidade de lajedo (RS).

A cooperativa implementa e desenvolve soluções tecnológicas livres para os mais variados setores. No entanto, o foco principal da Solis na área de Software é no mercado de Ensino, atendendo instituições de ensino superior, públicas e privadas, em diversos estados brasileiros.