×

Esporte

Inédito: Penedenses participarão da regata Recife-Noronha

Mário Jorge e seus companheiros demonstram otimismo para a realização do feito inédito

Comandados pelo timoneiro Mário Jorge Athayde e a bordo de um catamarã de 27 pés, cujo nome é Seu Dadá, em homenagem ao pai do mesmo, já se encontra a caminho do Recife e velejando mar a dentro, os seus demais parceiros que juntos participarão, de maneira inédita, da famosa prova que é a travessia Recife-Fernando de Noronha (REFENO).

A prova terá o seu início no próximo dia 24, devendo a sua disputa acontecer até o dia 26, quando as primeiras embarcações devem cruzar a linha de chegada no paraíso de Fernando de Noronha.

Os barcos partem do Marco Zero, ponto turístico do Recife, e seguem com destino a Fernando de Noronha, ilha oceânica de águas cristalinas, onde é possível encontrar natureza pura, com golfinhos e atobás fazendo a festa dos visitantes. São 300 milhas náuticas de percurso ou 545 km entre céu e mar.

Organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em parceria com a Federação Pernambucana de Vela e Motor, a REFENO quebrou um recorde em 2004: foram 146 barcos inscritos na regata. Veleiros de tamanhos e categorias diferentes.

A REFENO é considerada a primeira regata oceânica do país. Ela foi criada em 1986 e cresceu tanto que hoje é necessário limitar o número de participantes.

Segundo o comandante do veleiro penedense, o otimismo e a expectativa predominam entre todos na tripulação, pois esperam obter um bom resultado na disputa e levarem o nome de Penedo um pouco mais longe.

Além de Mário, o seu irmão, Eduardo Carlos Athayde (Tuca) e os amigos Cristian Sanches Nunes e José Silva Rocha (Rochinha) compõem a representatividade ribeirinha nesse renomado evento internacional da vela.