O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário Luiz Otavio Gomes participaram, nesta sexta-feira (26), da inauguração da unidade industrial da Krona Tubos e Conexões, terceira maior empresa do País neste setor. A solenidade que marcou o início das operações da nova fábrica da Krona, a primeira fora do Estado de Santa Catarina, ocorreu na sede da empresa no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, e contou com a presença de diversas autoridades e empresários locais.
A nova unidade da Krona é a primeira indústria de conexões do Nordeste e vai atender toda a demanda da região. Para a construção da fábrica, foram investidos R$ 70 milhões na aquisição de equipamentos e obras de infraestrutura. A Krona passa a ofertar 500 empregos entre diretos e indiretos, nos processos de produção, acabamento, comercialização e distribuição dos materiais.
“Mais uma grande empresa chega a Alagoas graças ao trabalho integrado entre o Governo do Estado e todo o setor produtivo. É importante salientar a importância de parceiros como a Braskem e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, que contribuíram para o crescimento econômico local”, destacou o governador Teotonio Vilela Filho.
Em seu discurso inicial, o sócio-diretor da Krona, José Armecides Gonçalves, enfatizou esse apoio oferecido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), para a viabilização do empreendimento. “O fator logístico e a estruturação da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico de Alagoas também foram fundamentais para nossa decisão. A partir de agora, atenderemos nossos clientes com mais rapidez e qualidade”, destacou o sócio-diretor.
José Armecides reforçou ainda o compromisso social com o Estado de Alagoas, através da geração de emprego e renda, que proporcionam uma melhoria da qualidade de vida de dezenas de pessoas. “Um dos nossos objetivos é proporcionar o crescimento econômico e social de todos os alagoanos”, completou.
A nova fábrica contará com quatro linhas de tubos instaladas, além de doze injetoras operando em três turnos. A previsão é que a fábrica produza 1.300 toneladas de tubos de PVC por mês, além de conexões e assentos para vasos sanitários.
A geração de empregos também foi destacada pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. Ele lembrou que cerca de 90% dos profissionais são alagoanos e foram capacitados na unidade de Joinville (SC) da Krona.
O secretário falou sobre o atual momento do setor químico-plástico em Alagoas, que se torna cada vez mais uma referência em todo o País. “Essa é mais um prova concreta que o trabalho feito pelas instituições integrantes da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico está sendo feita de forma precisa. É um momento especial, que consolida ainda mais o setor”, destacou Luiz Otavio Gomes.
A Krona Tubos e Conexões trabalha atualmente com 20 mil clientes, distribuídos em todo o território nacional e em países da América do Sul. A perspectiva é que, até o final de 2012, a Krona atinja um crescimento de 17% em relação ao ano passado. Com a nova fábrica na região Nordeste, a capacidade produtiva vai aumentar em até 50%.
