×

Política

Inácio solicita criação do Programa Estadual de Regionalização do Turismo

Deputado Inácio Loiola

Descentralizar e ampliar o turismo alagoano para ajudar a fomentar a economia regional com a geração de emprego e renda. É proposta do deputado estadual Inácio Loiola (PDT), apresentada e bastante discutida nesta quinta-feira, no plenário na Casa Tavares Bastos, que solicita ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, a criação do Programa Estadual de Regionalização do Turismo, a iniciar pelo município de Porto Calvo, apoiado pelo Ministério do Turismo, permitindo que o município busque suas próprias alternativas de desenvolvimento, de acordo com suas realidade e especificidades.

De acordo com Inácio Loiola, o objetivo é que o Governo faça um plano turístico para cada região. Ao justificar a iniciativa, o deputado observou que as duas maiores potencialidades de Alagoas são a agropecuária e o turismo. “Nenhum estado do Nordeste tem o potencial turístico que Alagoas possui”, observou Inácio Loiola, ressaltando as belezas naturais do Estado, a exemplo dos Cânions do São Francisco, entre os municípios de Delmiro, Piranhas e Olho d’Água do Casado, no Sertão; na Zona da Mata, Viçosa, Mar Vermelho, União dos Palmares e Ibateguara. dos litorais Sul e Norte do Estado. “A região dos Cânions e o Litoral Norte sobrevivem pela competência dos empresários que exploram essa atividade”, disse o pedetista, acrescentando que a divulgação dos Cânions do São Francisco é feita de forma mais competente pelo vizinho Estado de Sergipe, assim como o Litoral Norte tem maior publicidade feita por Pernambuco.

Durante o processo de discussão da matéria, os deputados Davi Maia (DEM), Ricardo Nezinho (MDB) e Davi Davino (PP), e as deputadas Jó Pereira (MDB) e Cibele Moura (PSDB) parabenizaram o autor da indicação pela iniciativa. Todos foram de opinião que, sendo acatado pelo Governo, o programa proporcionará o fomento do setor turístico do Estado, gerando emprego e renda para a população de cada região. “Alavancar o turismo é gerar emprego, é gerar renda, sobretudo para os jovens”, disse a deputada Cibele Moura.

Esse projeto objetiva mostrar as potencialidades e revelar para o mundo a riqueza da cultura e da história alagoana. A região do Agreste também foi citada, a exemplo de Palmeira dos Índios, que tem muito a mostrar aos turistas com suas riquezas, história e um cultura.