Deputado Inácio Loiola
No Dia Mundial da Água, o deputado Inácio Loiola (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar da importância de se preservar água e fazer sérias críticas ao projeto de transposição do Rio São Francisco.
Para ele, a escassez de água será o grande problema deste século. “Para se ter uma ideia, hoje, no planeta terra, cerca de um bilhão de pessoas já tem dificuldade de encontrar água potável. E a previsão dos cientistas é que, em 2025, esse número se eleve para 5,5 bilhões de pessoas em todo o planeta”, informou.
Ele informou ainda que de toda a água existente na terra, apenas 2% é potável e que desses, 80% é destinado a agricultura, 15% vai para o consumo industrial e somente 5% é para o consumo humano e animal. “O Brasil possui a maior reserva de água potável do mundo: 12% da água doce do planeta se encontra em território brasileiro”, disse Inácio Loiola.
Sobre o Rio São Francisco, Inácio criticou o projeto do governo federal que dispõe sobre a transposição das águas do rio São Francisco. De acordo com ele, a transposição trará sérios danos ao “Velho Chico”. Recente pesquisa comprovou que o rio perdeu 35% de sua capacidade natural.
“O projeto de transposição é inviável. Neste Dia Mundial da Água venho a público repudiar qualquer ideia de transposição e deixar um alerta: no futuro próximo, os grandes conflitos da humanidade serão por falta de água”, alerto o deputado.
Por fim, Inácio Loiola fez um convite a todos os deputados para conhecerem de perto, toda a região do Rio São Francisco. “Quero que vocês vejam in loco, a degradação do “Velho Chico” e junto comigo, levantarem a bandeira da revitalização do nosso Rio São Francisco”, finalizou.
