A Imprensa Oficial Graciliano Ramos, órgão vinculado à Secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, participa, entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, da VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Com 36 metros quadrados de área, o estande irá levar ao público a editora, a gráfica e o Diário Oficial eletrônico – os três compõem a estrutura da Imprensa Oficial.
O estande terá uma programação diária e gratuita de contações de histórias da coleção infantil Coco de Roda, pela Cia do Chapéu. Também terá lançamentos de livros e da nova edição da revista cultural Graciliano e sessões de autógrafos. Além disso, em outros espaços da bienal, a Imprensa Oficial realiza mesas-redondas, cujo objetivo é debater a literatura produzida em Alagoas.
Mesas redondas
No dia 26, às 14h, na sala O mundo das imagens, será realizada a mesa “Coco de Roda de literatura infantil”. Com mediação da professora da Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora Cláudia Pimentel, os autores da Coco de Roda 2012 – Tiago Amaral (O cavaleiro encarnado e a flor da craibeira), Nivaldo Vasconcelos (Embolados), Thales Gomes (Madá e o jegue cantador), Maryana Damasceno (O marinheirinho do Pontal) e o ilustrador Herbert Loureiro – vão debater sobre literatura infantil e suas impressões acerca do universo da criança e a função pedagógica dos livros da coleção, já que muitos deles são adotados em diversas escolas de Maceió.
A presença de Loureiro, que ilustrou dois livros da coleção (Upiara e Embolados), conduzirá o debate para a tradução, em imagens, das historinhas infantis. A mesa será encerrada com o anúncio das obras vencedoras do edital 2013 da Coleção Coco de Roda, que serão lançadas em 2014.
Logo após a mesa-redonda, às 15h30, no estande da Imprensa Oficial, haverá relançamento dos últimos cinco títulos da Coleção Coco de Roda, contação de histórias com a Cia do Chapéu, lanche infantil, além de sessão de autógrafos com escritores e ilustradores das obras.
No dia 3 de novembro, às 18h, na Sala Caetés, será realizada a mesa “Poesia Alagoana”, com a presença dos poetas Fernando Fiúza, Tainan Costa Canário, Vera Romariz e Arriete Vilela. Com mediação de Jeová Santana, o encontro abordará o cenário da produção poética em Alagoas.
Fiúza lançou, em 2012, pela Imprensa Oficial, Outdó. Tainan Costa Canário lançou este ano, também pela Imprensa Oficial, A bulha galinácea e os escritos galiformes. As duas obras foram selecionados por meio do edital do Programa de Incentivo à Cultura Literária 2012.
Os lançamentos
Com lançamento no dia 1 de novembro, às 19h30, no estande da Imprensa Oficial, O Guia da Gastronomia Popular Alagoana, da jornalista Nide Lins, apresenta aos apreciadores da boa gastronomia um roteiro cuja marca é o sabor genuíno, tradicional, e a valorização dos ingredientes locais. A publicação tem formato de bolso e páginas ricamente ilustradas com fotos dos pratos que são “carro-chefe” dos bares, restaurantes e similares listados no guia.
A autora é uma das principais especialistas em gastronomia alagoana (escreve sobre o tema há mais de 15 anos) e blogueira. Durante o lançamento e sessão de autógrafos, haverá degustação de algumas iguarias presentes no guia, como quitutes de Riacho Doce, cuscuz do seu Benedito (de Jaraguá) e as famosas hóstias, do Boteco do Tonho.
Publicação cultural da Imprensa Oficial, de periodicidade trimestral, a revista Graciliano de número 19 também será lançada na bienal. A edição é dedicada a contar a história de dois times alagoanos centenários: os “gigantes” CRB e CSA, donos das maiores torcidas do estado. Muitos lances dessa trajetória guardam aspectos relacionados à própria história de Alagoas.
A entrevista que abre a revista revela detalhes inimagináveis de campeonatos e dos principais momentos do futebol, guardados na memória do jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC. A seção Ensaio visual traz, em diferentes momentos, a energia das torcidas dos dois times, por meio do olhar de três fotógrafos.
Nesse clima do “esporte das multidões”, a publicação traz a história do estádio Rei Pelé e do Museu dos Esportes Edvaldo Alves Santa Rosa, que guarda um verdadeiro tesouro do esporte alagoano. Algumas dessas preciosidades – gentilmente cedidas pela direção do espaço – estão reproduzidas na seção Documenta.
O caráter inspirador do futebol está presente em duas reportagens: uma relaciona o esporte com a música, enquanto a outra traça um paralelo com o cinema. Há ainda reportagens sobre os craques alagoanos que já brilharam fora do estado, a exemplo de Peu, Silva cão e Joãozinho Paulista, além da “rainha”Marta.
Loja virtual
A editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança, durante a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, sua loja virtual. Para atender os interessados pela literatura alagoana com maior comodidade, os produtos estarão disponíveis para venda em todo o Brasil. As compras poderão ser realizadas por meio de boleto bancário ou cartões de crédito, através do sistema Pagseguro.
SERVIÇO
Estande Imprensa Oficial Graciliano Ramos
VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Data: 25 de outubro a 03 de novembro
Onde: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Rua Celso Piatti, s/n, Jaraguá)
Horário: 10h às 22h
Entrada gratuita
Mais informações: 3315-8303/8346/8878-5660
