A Imprensa Oficial Graciliano Ramos, integrante do sistema Seplande, lança, no próximo dia 28, às 10h, na Ponta Verde, cinco novos títulos da coleção de livros infantis Coco de Roda, fruto de edital publicado em 2012. Os livros são de autores alagoanos ou radicados em Alagoas. O evento é gratuito e aberto ao público e terá contação de histórias pela Cia do Chapéu, brincadeiras e sessão de autógrafos dos autores. A Braskem é patrocinadora da coleção Coco de Roda e o Sesi apoia o evento de lançamento. Durante o evento, a Imprensa Oficial lança também o primeiro catálogo da editora, no qual constam mais de 40 títulos, entre livros e edições da revista Graciliano.
A coleção Coco de Roda é destinada ao público infantil e reúne obras cuja temática versa sobre a cultura, a história e a geografia de Alagoas. Nesta edição da coleção serão lançados os livros A menina de barro (escrito por Gianinna Bernardes e ilustrado por Pablo Perez Sanches); Embolados (escrito por Nivaldo Vasconcelos e ilustrado por Herbert Loureiro); Madá e o jegue cantador (escrito por Thalles Gomes e ilustrado por Robson Araújo); O cavaleiro encarnado e a flor de craibeira (escrito por Tiago Amaral e ilustrado pelo Estúdio Zeropixel), e O marinheirinho do Pontal (escrito por Maryana Vieira Damasceno e ilustrado por Thiago Oli).
Os livros são resultado de uma política de incentivo à literatura da Imprensa Oficial Graciliano Ramos em consonância com o Governo de Alagoas, iniciativa voltada a criar oportunidades e promover os escritores alagoanos (que se deparam com dificuldades para publicar seus livros), além de fomentar a formação de uma nova geração de leitores e futuros intelectuais.
Primeiro edital
Em 2011, a Imprensa Oficial lançou os cinco títulos resultantes do primeiro edital da Coco de Roda. Entre as 32 obras inscritas, foram selecionados Upiara, de Eliana Maria; O que só as minhocas podem ver?, de Luana Teixeira; Pescando histórias à beira-mar, de Daniel Libardi e Adélia Souto; O baile das meninas, de Geisa Andrade; e O segredo do rio Mundaú, de Sara Albuquerque. Os livros já estão em sua terceira edição. Além de serem apresentados e comercializados em feiras literárias e em livrarias, as obras foram adotados por várias escolas de Maceió em sua lista de paradidáticos.
As novas obras
Embolados conta a história de duas crianças bem diferentes que viviam brigando à beça, o dia inteiro, como cão e gato. Dançarinos de coco de roda, eles são enfeitiçados e transformados numa só pessoa. Para desfazer o encanto, somente seguindo o conselho do velho sábio da cidade.
A menina de barro narra a história de uma família que morava às margens do rio Mundaú, no interior de Alagoas, e vivia a partir da criação de objetos feitos do barro colhido na beira do rio. Num dia chuvoso de inverno, as águas fizeram o rio transbordar, carregando o que havia pela frente.
Madá e o jegue cantador traz a história da pequena Madá, uma criança curiosa, inteligente e traquina que vivia perguntando o porquê de tudo. Amiga do seu Cosme, um homem velho e sábio que morava na cidade, Madá encanta-se pelas aventuras de Moacir, um jegue que gostava de cantar.
O cavaleiro encarnado e a flor de craibeira conta a história de Desidério, o Dedé, que ao nascer encheu as craibeiras do Sertão de Alagoas de flores amarelas. Forte e ligeiro, cresceu sem medo e, por essa razão, gostava de pregar peças nas outras crianças. Adulto, montou o cavalo Azougue e foi participar da cavalhada defendendo o cordão encarnado. Lá, sua vida mudaria para sempre.
O marinheirinho do Pontal narra a história de Larissa, uma menina curiosa, que sempre curtiu passar as férias na casa da sua avó, dona Lêu, no Pontal da Barra, às margens da lagoa Mundaú. Certa vez, no dia em que chegou ao bairro, em épocas de festas natalinas, a garota vê, da janela, um menino vestido de marinheiro, correndo pelas ruas. Larissa tenta descobrir quem era ele e para onde ia vestido com aquela roupa.
Os autores
Thalles Gomes
Thalles Gomes é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, mas optou pelo cinema. Em 2004, foi selecionado pelo projeto Revelando os Brasis, com o curta Nelson, rodado em Capela. Em 2006, dirigiu o documentário Tabuleiro de Cana, Xadrez de Cativeiro sobre os trabalhadores escravos no corte da cana em Alagoas e Mato Grosso. Em 2010, esteve no Haiti como correspondente do jornal Brasil de Fato. Em 2011, ganhou o Prêmio Lego na categoria crônicas, com o livro sobre futebol Dediquem-se à rasteira, ainda não publicado. Atualmente, mora em São Paulo, onde dá aulas de audiovisual e faz mestrado em cinema na Universidade de São Paulo (USP). Madá e o jegue cantador é seu primeiro livro.
Tiago Amaral
Alagoano, arquiteto, desenvolve, paralelamente à profissão de arquiteto, trabalhos na área editorial, como programação visual, ilustrações e textos para livros. Escreveu e ilustrou o livro infantil Filho de peixe peixinho não é, lançado pela Edufal na I Bienal do Livro e da Arte de Alagoas, em 1998. É autor do Pequeno dicionário de um arquiteto, editado pela Catavento em 2001. Em 2009, durante a IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, lançou a segunda versão de Filho de peixe peixinho não é, publicada sob o selo independente Passarada, através do qual produziu outros dois títulos: “Os segredos da mata”, de 2010, formado por três histórias, sendo “A formiga e a figueira” de sua autoria; e “A casa da reinação”, de 2011, obra também ilustrada pelo autor, lançada na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
Maryana Damasceno
Nasceu em Santana do Ipanema (AL). Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e trabalha atualmente como assessora de comunicação. Começou a escrever literatura de cordel para trabalhos acadêmicos e foi se apaixonando pelo gênero. Trabalhou durante dois anos no setor de Relações Institucionais da Braskem, onde teve uma grande aproximação com a comunidade do Pontal da Barra e sua cultura, que veio a inspirar sua história. Atuou com redação criativa escrevendo para a loja Freaks, e também já fez trabalhos como contadora de histórias e recreação para o público infantil. O marinheirinho do Pontal é seu primeiro livro.
Gianinna Bernardes
Nascida no Rio Grande Sul, mas radicada em Maceió, é formada em Pedagogia e atua em arte-educação. Desde 2010, integra o grupo “Nós do Bordado” e atua como mediadora em oficinas que colocam em diálogo histórias, memórias e bordados. Desde 2012 integra também o coletivo “fiAções”, que se propõe a realizar experimentações com materiais têxteis. Ambos os grupos incentivam a expressão criativa e a autoria. A menina de barro é seu primeiro livro.
Nivaldo Vasconcelos
Nascido em Maceió, desde pequeno desenvolveu um amor imenso por cinema e literatura. Militante cineclubista, roteirista e diretor de cinema, participou de vários trabalhos de audiovisual, entre eles, foi roteirista (em parceria com Lis Paim) do média Maré Viva, de Alice Jardim, e assistente de direção do curta O que lembro, tenho, de Rafhael Barbosa. Assinando direção e roteiro, realizou a videodança Criatura e o curta-metragem (ainda não finalizado) A gente não combina com essa sala. Como cineclubista junto ao Cine Ideário e ao coletivo de experimentação audiovisual Tela Tudo, desenvolveu a curadoria de mostras e material crítico, além de vinhetas e experimentos com projeção. Atualmente, dedica-se a projetos na área do audiovisual, como cursos e roteiros. Embolados é seu primeiro livro.
Herbert Loureiro
Nascido em Maceió, trabalha desde os 15 como ilustrador. Em 2009, fundou, em parceria com amigos, o Estúdio Alba, onde desenvolve projetos de branding, web e ilustração. Pelo estúdio participou da equipe que assina as Ilustrações de Upiara, título da primeira edição da coleção Coco de Roda. Em 2012, desenvolveu ilustrações para a cantora Gaby Amarantos e Bonde do Rolê. Para moda, criou estamparia para marcas como Der Metropol, Danilo Costa e AP401 Lucas Barros, todas integrantes do line up da casa de criadores em SP. Foi um dos 14 artistas selecionados pela ABRA – Academia Brasileira de Artes e DM9 para integrar o projeto +ARTE, utilizando cédulas de real como suporte, questionando o “valor” da arte. Como artista, explora técnicas variadas como pintura em acrílica, em aquarela e bordado. Já expôs na Bélgica, Lituânia e França. Em 2012, teve sua primeira exposição individual, Caravana – Não Perca a Bandeira, na Pinacoteca Universitária (Ufal).
Robson Araújo
Alagoano, começou a atuar como ilustrador aos 19 anos, em uma agência de publicidade, na qual hoje é diretor de arte e onde ganhou seu primeiro prêmio na área (Prêmio Guerreiros da Criação) com uma campanha contra o trabalho infantil. Madá e o jegue cantador é o primeiro livro infantil ilustrado por ele.
Pablo Perez Sanches
Formado em Design Gráfico, o ilustrador e designer nasceu em São Paulo, mas está radicado em Maceió há alguns anos. Atuando como freelancer, já ilustrou diversos zines, materiais de divulgação do coletivo Popfuzz (do qual faz parte) e a capa da edição número 17 da revista Graciliano, sobre música. A menina de barro é o primeiro livro ilustrado por Pablo.
Thiago Oliveira
Graduando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Thiago Oli ingressou, em 2003, no grupo de quadrinhistas alagoanos Napalm! Comics. Foi instrutor do curso Técnicas Básicas de Desenho Mangá, do Senac-AL e, nos últimos anos, trabalhou como diretor de arte na agência de comunicação Núcleo Zero. O primeiro livro infantil ilustrado por Oli é O baile das meninas, da coleção Coco de Roda. Atualmente é editor de arte na editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
Estúdio Zeropixel
O Estúdio Zeropixel atua em design estratégico, com foco em identidade visual, web e ilustração. As ilustrações do livro O cavaleiro encarnado e a flor de craibeira foram produzidas pelo ilustrador Bruno Clériston, formado em Radialismo com atuação em mídias e projetos gráficos voltados para TV. Está na área de design e ilustração há dez anos, trabalhando o universo lúdico, história, livros, cultura popular alagoana e música como referências nas suas ilustrações. Bruno procura sempre atuar em projetos culturais, onde encontra maior abertura para experimentar novas linguagens visuais.
SERVIÇO
Lançamento dos livros da coleção Coco de Roda
Data: 28 de abril, às 10h
Local: Rua Fechada, Ponta Verde (Av. Silvio Viana, s/n, Ponta Verde)
Aberto ao público
Mais informações: 3316.1315 e 8826.7013
FICHA TÉCNICA
Título: A menina de barro
Autor: Giannina Bernardes Ilustrador: Pablo Perez Sanches
Preço: R$ 20 (24 pags.)
Título: Embolados
Autor: Nivaldo Vasconcelos Ilustrador: Herbert Loureiro
Preço: R$ 20 (24 pags.)
Título: Madá e o jegue cantador
Autor: Thalles Gomes Ilustrador: Robson Araújo
Preço: R$ 20 (24 pags.)
Título: O cavaleiro encarnado e a flor de craibeira
Autores: Tiago Amaral Ilustrador: Zeropixel
Preço: R$ 20 (24 pags.)
Título: O marinheirinho do Pontal
Autor: Maryana Damasceno Ilustrador: Thiago Oli
Preço: R$ 20 (24 pags.)
