Uma nova chance para a vida. A Imprensa Oficial Graciliano Ramos firmou convênio com a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), na manhã de sexta-feira (29), para aderir ao programa de inserção de reeducandos do sistema prisional no mercado de trabalho.
Atualmente, dois deles já atuam no órgão e mais três serão admitidos nos próximos dias, até chegar à cota de dez custodiados prevista no termo. A solenidade de assinatura contou com a presença do diretor-presidente da Imprensa Oficial, Marcos Kummer e do secretário Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas.
O programa, baseado na Lei de Execuções Penais, prevê a remuneração com auxílio financeiro e direito à remição na pena. A cada três dias trabalhados, um dia de condenação é descontado da pena.
“Ao contarmos com essa mão de obra, acreditamos que iremos contribuir tanto com a nossa empresa quanto com o Governo e com a sociedade, no sentido de que temos um bom índice de recuperação dos reeducandos”, avalia o diretor-presidente Marcos Kümmer.
Ao todo, 400 pessoas estão inseridas no programa, a exercerem atividades profissionais tanto nos órgãos públicos quanto em empresas da iniciativa privada. “Estamos aumentando esse número gradativamente”, confirma o secretário Marcos Sérgio de Freitas. “É um momento ímpar, porque comprovamos que a oportunidade de trabalho e de ressocialização por parte das instituições gera qualidade de vida e diminui a reincidência de crimes”, considera o gestor.
De acordo com Carlos Eduardo, coordenador de Recursos Humanos da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, já há depoimentos entusiasmados dos reeducandos que vieram para a Companhia.
“Eles estão tão animados, que pensam em fazer um curso na área que atuam aqui. O programa abre um norte na mente deles, devolve a esperança, traz perspectiva de vida e projeção de futuro”, aponta Carlos Eduardo.
