Em 2019, o período para declaração do imposto de renda acontece entre os meses de fevereiro e abril. Apesar da obrigatoriedade da prática, o contribuinte pode escolher destinar parte do imposto devido aos fundos municipais ou estaduais, fortalecendo o trabalho de entidades não governamentais que lidam com crianças, adolescentes e idosos, por exemplo. Com o intuito de ampliar o projeto concebido ainda na Prefeitura de Aracaju, a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, reuniu uma equipe de trabalho e realizou visitas ao Tribunal de Contas de Sergipe, Procuradoria da República em Sergipe e Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, nesta quarta, 30, a fim de divulgar a campanha Destinar, que ganha um caráter estadual.
A campanha Destinar é uma união de forças da Vice-governadoria, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (SEIT), Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, Delegacia da Receita Federal em Sergipe (DRF/SE) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SE). O grupo realiza palestras sobre declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas, a fim de dirimir dúvidas a respeito da destinação de parte do tributo.
Para a vice-governadora Eliane Aquino, diversas entidades não governamentais têm a ganhar com os recursos destinados. “O que nós queremos é informar ao maior número de parceiros em potencial sobre a importância da destinação de parte de seu Imposto de Renda. Existem instituições em Sergipe que já realizam um belo trabalho, mas que poderiam ter suas atividades ampliadas com a chegada de mais recursos. Nosso objetivo é realizar essa campanha com total controle e transparência, para que as pessoas possam ter a segurança de realizar a destinação”, pontua.
