Dando mostras do excelente momento que anda vivendo ultimamente, o CSA não tomou conhecimento do Treze-PB na noite de ontem, no estádio Rei Pelé e impôs-lhe uma derrota por 3 x 1, assegurando cada vez mais, a posição de líder da Copa do Nordeste.
O JOGO
O Azulão do Mutange jogou todo o primeiro tempo de forma desordenada. Usando o sistema 3-5-2, o time azulino errava muito e facilitava as jogadas para o Treze. Com uma apresentação bisonha e que deixou a desejar, diferentemente das outras apresentações, o time comandado pelo técnico Lino esteve irreconhecível e levou sufoco em vários momentos, só vindo a melhorar na segunda etapa, quando Lino passou a usar o tradicional 4-4-2.
Sistema 3-5-2 complica o CSA
O bom time do Treze começou levando sufoco para o gol do CSA logo quando o cronômetro marcava dois minutos de bola rolando. Em falha da defesa azulina, quase o placar foi aberto pelo time paraibano. O lateral-direito Niel chutou com perigo, mas o volante Lau salvou debaixo da meta, quando o goleiro Anderson já estava batido.
O CSA falhava nos primeiros minutos de jogo, mas no momento em que tentava se arrumar dentro de campo, o Azulão conseguiu abrir o placar logo aos 11 minutos, com Catanha e toda a sua experiência. Em tabelinha de Chiquinho com Catanha, este chutou de primeira, com o pé esquerdo, na saída do goleiro Tony e fez: 1×0.
Apesar do gol, os azulinos não conseguiam imprimir boas jogadas, sobretudo atuando no sistema de jogo utilizado pelo treinador, o 3-5-2, que não estava funcionando. Aproveitando-se disso, o Treze teve uma boa chance de empatar, aos 17 minutos, após uma jogada de bola parada, mas ela acabou indo para escanteio, depois da defesa do goleiro Anderson.
O gol do Treze saiu aos 20 minutos, após cruzamento de Cleidson a bola chegou na cabeça de Vavá, que escorou para Rone Dias, sozinho e livre de marcação. Ele só fez mandar sem dificuldade e sem chance de defesa para o goleiro Anderson. Tudo igual: 1×1.
O CSA continuava sem conseguir se encontrar em campo. Errava muitos passes e não conseguia sair de forma organizada. Por outro lado, o Treze-PB seguia assustando e por pouco não fez o segundo gol. Aos 31 minutos, após cobrança de escanteio, o atacante Vavá, livre de marcação, cabeceou para baixo, mas a bola foi para a linha de fundo, passando bem perto da trave do goleiro Anderson.
CSA muda sistema de jogo e dá certo
No segundo tempo, o técnico Lino percebeu que o sistema 3-5-2 não estava dando certo e tentou corrigir a mancada que cometeu ao colocar o time azulino nesse esquema. Ele promoveu a entrada de Alisson no lugar de Marco Antônio. Assim, Alisson foi para o ataque com Catanha e Chiquinho foi para o meio, com Everlan, Lau e Serginho.
E a mudança de sistema tático surtiu efeito para o CSA, que começou a fazer no início do 2º tempo o que não conseguiu durante toda a etapa inicial. E eis que, aos 10 minutos, o Azulão chegou ao segundo gol. Foi um golaço assinalado por Lau, surpreendendo o goleiro Tony, que estava adiantado. E o time azulino ficava outra vez à frente no placar: 2×1.
O CSA quase faz o terceiro gol, aos 20 minutos. Após boa tabelinha do time azulino, Chiquinho chutou com perigo, mas a bola foi pela linha de fundo. Nesse momento o técnico Lino, para que o time ficasse com uma postura mais cautelosa, promoveu a saída do meia Everlan para a entrada do zagueiro Nado. Com isso, Anderson voltou para o meio-campo. Mas com a saída de Everlan, aos 32 minutos, o Azulão perdeu criatividade no meio e caiu de produção.
Para corrigir tal falha, o treinador azulino colocou o veterano Wilson em campo, no lugar de Chiquinho. O Treze também promoveu mudanças na equipe – saiu Rone Dias e entrou Piva e depois saiu Cleo para a entrada de George. Com isso, o jogo passou a ficar mais corrido.
Aos 36 minutos, o time paraibano voltou a levar perigo aos azulinos. Mas novamente a tentativa não deu certo, com o atacante Vavá, que ajeitou a bola com a mão antes de finalizar e o árbitro marcou a irregularidade.
Mas se o Treze não fez, o CSA chegou ao terceiro gol aos 41 minutos, com o garoto Alisson, que vem se destacando na equipe azulina. Após triangulação perfeita de Wilson que lançou para Lau, ele mandou a bola para Alisson e ele chutou rasteiro, sem chance para o goleiro Tony, que nem se mexeu: 3×1.
Como detalhe, Cleidson, do Treze-PB, acabou sendo expulso de campo, aos 46 minutos, por trocar empurrões com o lateral Diogo. E a essa altura já não havia tempo de se fazer mais nada. Placar final: 3 a 1 em favor do Azulão do Mutange.
FICHA TÉCNICA:
CSA 3×1 Treze-PB – Campeonato do Nordeste – 13ª rodada
Estádio Rei Pelé, Maceió – AL
Data: 18/08/10 – Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Alexandre de Moraes Santos-SE
Assistentes: Aílton Farias da Silva-SE e José Carlos Vieira-SE
Cartões amarelos: Everlan e Diogo (CSA); Pio, André (Treze)
Cartão vermelho: Cleidson (Treze)
Gols: Catanha (11′ 1º Tempo), Lau (10′ 2º Tempo) e Alisson (41′ 2º Tempo) – CSA; Rone Dias (20′ do 1º Tempo) – Treze-PB
EQUIPES:
CSA: Anderson; Diogo, Anderson, Sinval e Paulinho; Serginho, Lau, Everlan (Nado) e Marco Antônio (Alisson); Catanha e Chiquinho. Técnico: Lino
Treze-PB: Tony, Niel, André, Anderson e Cleidson; Roni (Thiago Cunha), Werverson, Pio e Rone Dias (Piva); Vavá e Cléo (George). Técnico: Marcelo Vilar