Diretores de escolas municipais, coordenadores e professores participaram, nesta terça-feira (20), do II Seminário Sobre Diretrizes Curriculares, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder) da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). O evento, realizado no Auditório Paulo Freire, na sede da Semed, teve como eixo de discussão a implementação e o cumprimento da Lei Federal 10.693/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
Para a coordenadora do Neder, Rosário de Fátima, a Lei perpassa também as instituições de ensino superior. “É mais um momento de reflexão que o Neder realiza junto às escolas. A temática da história afro não pode e nem deve se resumir ao 13 de maio ou ao 20 de novembro, mas permanecer inserido em todo o currículo da escola, em todas as áreas do conhecimento, incluindo na formação superior”, considera.
Durante o evento, o professor Clébio de Araújo, vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), explicou a importância do ensino da disciplina sobre história afro no Brasil. “A educação é importante para a desconstrução da história brasileira como a conhecemos, que foi negada a essa parcela da sociedade e que, por isso, precisa ser reconstruída como forma de devolver a cidadania para os negros”, defende Araújo. Para ele, o ensino da história afro deve ser transversal e envolver todas as disciplinas.
Evento semelhante foi realizado pelo Núcleo, em 2010. No entanto, como a Rede Municipal de Ensino de Maceió cresceu desde então, surgiu a necessidade de repeti-lo nesta data. De acordo com Rosário de Fátima, devido a esse crescimento, que chega atualmente a 133 escolas, muitas delas não oferecem a temática em sua grade curricular. O seminário deixou o Auditório Paulo Freire lotado e contou com a parceria do programa Mais Educação, que ofereceu a apresentação cultural pelos alunos da escola municipal Manoel Pedro.
