Coral foi convidado para representar a cidade ribeirinha em evento na Argentina
Com o objetivo de conseguir arrecadar fundos que possam viabilizar a participação do Imperial Coro do Penedo no Festival de Corais que será realizado na cidade de Salta, na Argentina, o grupo lançou nesta segunda-feira, 18 de julho, a campanha “Ajude sua Cultura”.
De acordo com a assessoria de comunicação do coral, o Imperial Coro do Penedo atualmente é formado por 30 componentes, sendo doze sopranos, oito contraltos, cinco tenores e cinco baixos.
Para que consigam viajar até a cidade argentina, localizada nas proximidades da Cordilheira dos Andes, os componentes vão precisar arrecadar a quantia de aproximadamente R$ 70 mil, valor que, segundo orçamento do coral, será utilizado em transporte, alimentação, hospedagem e figurino de todos os participantes do grupo.
Como parte da campanha “Ajude sua Cultura”, o Imperial Coro do Penedo realizará o projeto “Canto das Três Raças” que consistirá, basicamente, na ação de contar a história da musicalização do povo brasileiro, com os sons ouvidos e cantados pelos índios, brancos e negros, saudando os primeiros habitantes do Brasil.
“Em breve nosso projeto será apresentado às entidades culturais estimuladoras do desenvolvimento artístico no Estado, precisamente no Penedo. Lembrando que o Imperial Coro do Penedo é uma instituição de Utilidade Pública Municipal, sem fins lucrativos, fundado com um único propósito de divulgar a cultura musical de canto coral do Baixo São Francisco”, complementou a assessoria do coral através de release distribuído com a imprensa.
O festival na Argentina é divulgado em toda sociedade de canto coral pela boa qualidade técnica apresentada por tantos outros países que já participaram do evento. O convite para o Imperial Coro do Penedo chegou em junho do corrente ano. Mas, para participar do encontro o grupo ribeirinho teve que preencher alguns requisitos exigidos pela organização. Com a vasta experiência e o reconhecimento devido por tantos anos de atuação não foi difícil conseguir superar essa etapa e garantir participação no evento.
O Imperial Coro brotou em 2004 com os remanescentes do Coral Vozes de Penedo criado em 1984. Um grupo de veteranos que nos últimos doze anos participaram de cinco festivais internacionais no Brasil, e incansáveis apresentações paralelas, sempre conservando a linha de repertórios ecléticos voltados para o sacro e o nativismo nordestino. O legado do grupo deixado pelo maestro Benedito Fonseca teve sua continuidade conservada por outros grandes maestros que tiveram a regência do Imperial em suas mãos. Além de Benedito Fonseca o grupo foi regido pelos maestros Valfrancis Batista, Elisângela Leandro, Manoel Junior e recentemente voltou ao comando do Maestro Valfrancis Batista.
