×

Brasil/Mundo

Imobiliária x administradora de condomínio: conheça as competências de cada uma

Está considerando alugar um apartamento? Então, muito provavelmente, você já deve ter entrado em contato com alguma imobiliária.

Essas organizações têm diversas funções com o inquilino e com o dono do imóvel, mas saiba que esta não será a única empresa com a qual você vai conviver durante o período do aluguel.

É muito provável que você ainda tenha que lidar com outra empresa da qual poucos conhecem, mas que é muito importante, a administradora de condomínio.

Quer entender um pouco melhor das características e funções que cada uma? Levantamos algumas informações importantes para você.

Funções da Imobiliária

Sabe aquela expressão bem brasileira que fala em unir o útil ao agradável? Pois é, a imobiliária faz exatamente isso. Ela oferece um serviço para quem quer comprar ou alugar e, na mesma medida, ajuda aqueles que estão interessados em vender ou alugar um imóvel.

Ajuda na hora de escolher o imóvel

Os corretores da imobiliária ajudam a pessoa a encontrar o imóvel que melhor se enquadra em seus desejos, mas também em seu bolso. Geralmente, levam o interessado a diversos imóveis que a própria empresa gerencia e tem disponível para aluguel.

Organização de toda a documentação

Antes de formalizar o aluguel, a imobiliária pede uma série de documentos de quem aluga, inclusive os extratos bancários, com os quais analisa se a pessoa interessada tem capacidade de pagar pelos aluguéis.

Neste estágio, também fica definido que tipo de garantia a pessoa vai dar para o aluguel, se seguro-fiança, fiador ou caução, por exemplo. Neste caso, a imobiliária também lida com os trâmites burocráticos e legais, por exemplo, junto à seguradora.

Formalização do contrato

Quando há um acordo quanto ao imóvel escolhido e ao valor do aluguel (ou da venda), a empresa deve redigir um contrato que vai formalizar os termos do acordo. Ali estão definidos o valor do aluguel, como ele será reajustado e o tempo de contrato.

Também é especificado o estado em que o imóvel está e as obrigações do inquilino ao fim do aluguel (por exemplo, deixar pintado).

Intermediação entre inquilino e proprietário

Bem, mesmo depois que as partes assinam o contrato, a imobiliária deve continuar fazendo o intercâmbio entre o inquilino e proprietário. Se há algum problema grave no apartamento, como troca de fiação, por exemplo, é responsabilidade da empresa intermediar a conversa entre os dois.

Funções da administradora

Como o nome já diz, a administradora está ali para ajudar a gerir e regular o condomínio. Esse auxílio é muito comum, em prédios menores, com apenas uma torre, até naqueles condomínios maiores, de mais de três torres.

É interessante notar que essa empresa, geralmente terceirizada, não possui nenhuma autonomia gerencial nos prédios, tudo deve ser definido pelos síndicos. A única coisa que ela pode efetivamente fazer é solicitar aos responsáveis o cumprimento dos regulamentos e das normas internas.

Levantamento e organização de documentos

Uma das funções mais básicas das administradoras de condomínios, é o levantamento dos documentos dos condôminos – RG, CPF e fotos ficam no arquivo da administradora, que deve ter todo o controle de quem mora no prédio.

Além disso, também devem ter as atas de reuniões e os regulamentos internos do condomínio. É necessário que reúna todos os documentos que tratam das características estruturais do prédio (laudos arquitetônicos e de engenheiros).

Malotes e correspondências do condomínio

Outra função muito característica das administradoras é fazer toda a correspondência para os condôminos. Assim, as taxas de condomínio, por exemplo, são enviadas diretamente para o morador. Também comunicam as reuniões de condomínio e as eventuais convocações.

Contratação de funcionários

Outra função muito importante das administradoras é a contratação dos funcionários que vão trabalhar nas dependências no prédio, realizando os mais diversos trabalhos, como zeladoria, portaria e limpeza. Também contratam a equipe de segurança, se for preciso.

Além disso, realizam o pagamento desse grupo, mas com o dinheiro levantado pelos condôminos, com a taxa condominial.

Ajudam na resolução de problemas

As administradoras também podem auxiliar na resolução de problemas, especialmente quando o assunto é o cumprimento do regulamento interno do prédio.

Por isso, eventuais problemas com barulho, com obras nas áreas comuns do prédio e situações parecidas, como disputa de vagas de garagem, devem ser comunicados, por escrito, tanto para o síndico, quanto para as administradoras.

Viu só como cada organização tem a sua função específica e como ambas são importantes para o bom funcionamento do prédio?