Técnicos estudam a instalação de boias entre os rios Sauaçuy e Santo Antônio
Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) iniciou, na terça-feira (16), o levantamento para a recolocação da sinalização da área de navegação entre os rios Sauaçuy e Santo Antônio. O trabalho, que atende à resolução nº 04/96 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), envolve levantamento batimétrico e de fundo, além do georreferenciamento dos principais pontos.
Os estudos devem ser concluídos nos próximos 15 dias e o resultado será a identificação dos locais adequados para colocação das boias de sinalização. “Esse tipo de trabalho serve também para verificar a altura da lâmina d’água para saber o tamanho dos cabos que serão utilizados”, comentou o geógrafo do IMA Tony Medeiros.
Após essa fase, em um prazo aproximado de 45 dias serão colocadas cerca de 30 boias, a depender da conclusão do levantamento, assim como das condições do clima e da maré.
“Essa é a quarta vez que o IMA coloca a sinalização naquele local. Das outras vezes, a população depredou ou arrancou as boias”, comentou o diretor técnico do Instituto, Ricardo César, que disse ainda que a ação é organizada em função da demanda do Ministério Público Estadual.
A resolução nº 04/96 prevê a sinalização permanente dos corredores de navegação para disciplinar o fundeio das embarcações e evitar o tráfego desordenado entre as praias de Paripueira e Barra de Santo Antônio, considerando a área como de reprodução e alimentação do peixe boi marinho.
O trabalho realizado pelo IMA conta com equipe de biólogos, geógrafo e engenheiro agrônomo, com a participação do programa estadual de Gerenciamento Costeiro (Gerco).
