Nesta sexta-feira (23) foi realizada no bairro do Pontal da Barra, nas imediações da Braskem, a simulação de um acidente com um caminhão que estaria transportando soda cáustica líquida. A ação realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) teve a participação de representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e outros órgãos, que trabalharam juntos para simular a contenção de danos à comunidade e ao meio ambiente.
Os órgãos que compõem o Programa de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergência Locais (APELL) estiveram presentes coordenando como seria a atuação dos moradores em caso de emergência. Enquanto o IMA, onde se deve tramitar os pedidos de Autorização para Transporte de Produto Perigoso (ATPP), fiscalizava a documentação do caminhão transportador de soda cáustica.
O órgão ambiental também toma as medidas cabíveis para sanar os danos ambientais decorrentes da situação de desastre, explicou Antônio Palmeira, gerente da Diretoria de Licenciamento do IMA.
