×

Alagoas

IMA participa da reintrodução de papagaios-chauá em Alagoas após 40 anos

Soltura marca avanço no Plano de Ação Estadual para a Conservação da espécie e reforça combate ao tráfico de animais silvestres - Foto: Assessoria

Após 40 anos sem registros significativos do papagaio-chauá, Alagoas recebe essas aves novamente. Na manhã desta quarta-feira (29), 20 papagaios foram reintroduzidas em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada no município de Coruripe. A soltura contou com a presença de representantes do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), e simbolizou um marco para a conservação ambiental no estado e um passo importante no Plano de Ação Estadual para a Conservação do Chauá, iniciativa do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), que conta com a parceria do órgão ambiental.

As espécies passaram sete meses em um viveiro de aclimatação situado em uma área pertencente à Mata Atlântica. Depois do período de adaptação, o espaço foi aberto para que os papagaios pudessem explorar livremente o ambiente natural, adquirindo hábitos fundamentais para a vida em liberdade. A iniciativa busca, entre outros objetivos, estimular a reprodução desses animais na natureza, além da contribuição ao ecossistema.

Segundo Rafael Cordeiro, médico veterinário do IMA/AL, a soltura das aves também reforça a importância de sensibilizar a população sobre a necessidade de combater o cativeiro ilegal de animais silvestres.

“Hoje é um dia muito gratificante, pois marca um importante avanço do Plano de Ação. Para nós, do Núcleo de Gestão Faunística da Gerência de Fauna e Flora (Gerff), temos a honra participar desse programa, considerando que esses animais estão tendo a oportunidade de retornar à natureza. Isso contribui para o equilíbrio ecossistêmico e para a manutenção dos recursos naturais, o que é fundamental do ponto de vista ecológico”, destacou Cordeiro.

Agência Alagoas