×

Meio Ambiente

IMA monitora atividade de usina em São Luiz do Quitunde

Resultado das amostras colhidas no Rio Santo Antônio deve sair

Fiscais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram em São Luiz do Quitunde, município da Zona da Mata alagoana, na manhã desta q​uinta-feira (21), para investigar a informação de que haveria uma mortandade de peixes nas imediações de uma usina local.

Durante a fiscalização, os técnicos realizaram uma perícia ambiental e não encontraram nenhuma evidência que sustentasse as denúncias. No entanto, a equipe realizou coleta em pontos estratégicos do Rio Santo Antônio e também colheu amostras de efluentes da usina gerados no processo de fabricação.

De acordo com Hildiberto Barbosa, fiscal do IMA responsável pela ação, os técnicos levaram as amostras para o Laboratório de Estudos Ambientais do IMA e, caso as análises estejam fora dos padrões, a usina será notificada a prestar esclarecimento.

Ainda segundo o técnico, independente do resultado, a equipe voltará ao local para apresentar o laudo e monitorar as atividades da usina. O resultado das amostras deve ficar pronto no início da próxima semana.

Multa

Na última segunda-feira (18), a usina foi autuada pelo IMA com multas que chegam a R$ 300 mil. No local foram encontradas diversas irregularidades, como o lançamento de resíduos perigosos no solo, sem qualquer tipo de tratamento.

A ação de fiscalização foi realizada na última sexta-feira (15), após o recebimento da denúncia de que um lixão estaria sendo formado com o descarte irregular de diversos tipos de resíduos provenientes da usina.