×

Meio Ambiente

IMA leva crianças da Adefal para uma aula no Complexo Lagunar

Crianças da Adefal assistem a aula no barco-escola do IMA

Uma aula em que a natureza foi o cenário: um extenso manguezal, as lagoas, a fauna, ar puro e muita coisa para se aprender. Ao mesmo tempo em que crianças e adolescentes da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) se deslumbravam com as belezas do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm), a equipe multidisciplinar do Instituto do Meio Ambiente (IMA) explicava como o estuário deve ser preservado e qual a importância dele no contexto ambiental e econômico de Alagoas.

O projeto Navegando com o Meio Ambiente plantou mais uma semente e proporcionou a crianças e adolescentes da Adefal conhecerem o complexo lagunar e qual a responsabilidade do homem em preservá-lo. “Este projeto tem uma importância gigantesca. Temos a responsabilidade de educar as pessoas, de formar cidadãos ambientalmente conscientes. Dar acesso aos alunos da Adefal a estas informações é a realização de um trabalho que nos orgulha muito”, afirmou o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge.

Durante cerca de duas horas, o que se podia ver era uma turma cheia de curiosidade. “Está sendo maravilhoso. Nunca podia imaginar que estas lagoas aqui tão perto da gente pudessem ser tão ricas. Foi uma oportunidade inesquecível, tanto para a minha filha, quanto para mim”, resumiu Paula Flaviana, mãe de uma das alunas da Adefal.

Para a psicóloga da Adefal, Alba Cerqueira, a aula no Barco-Escola do IMA foi mais que uma “atividade extra-muros”, como definiu. “Foi uma oportunidade enriquecedora que serve, entre outras coisas, para a evolução das nossas crianças”, afirmou.