Livro foi lançado nesta terça-feira, no Palácio Floriano Peixoto
“Um marco para sabermos quem somos e o que temos e, a partir daí, criar metas e estratégias para coibir o desmatamento do que resta da nossa flora e, consequentemente, da nossa fauna em Alagoas”. Com estas palavras, o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto de Araújo Jorge, apresentou o livro Cobertura Vegetal do Estado de Alagoas & Mangues de Alagoas aos conselheiros do Conselho de Proteção Ambiental (Cepram), na manhã desta terça-feira (21), no Salão de Despachos do Palácio Floriano Peixoto.
O livro é uma análise minuciosa sobre o que resta de cobertura vegetal de Caatinga e de Mata Atlântica no Estado, com dados levantados ao longo de três anos, a partir de um convênio firmado com a Petrobras. “Duas equipes mapearam as áreas remanescentes de Caatinga e Mata Atlântica do Estado a fim de chegar à representação numérica que caracterizasse a cobertura vegetal desses biomas”, explicou o coordenador de Convênio do IMA, Afrânio Menezes.
Agora, o documento se transformou num livro com dados detalhados que permitem saber estratégias específicas para a recuperação de áreas devastadas, além de possibilitar melhor eficiência nas ações de combate ao desmatamento, medida importante para nortear projetos de controle ambiental. Tanto que a Petrobras, segundo adiantou o gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Robert Theobald, usará a obra no desenvolvimento de suas pesquisas que embasam os projetos da estatal.
“Todos sabem da preocupação da Petrobras com o meio ambiente e, como afirmou o presidente do IMA, esta obra é o marco zero na identificação do remanescente de cobertura vegetal de Alagoas, capaz de nortear as ações de proteção ambiental”, afirmou Theobald, já sinalizando que um novo convênio foi firmado com IMA. “Agora faremos um Inventário dos Ambientes Marinhos e Lacustres do Estado de Alagoas”, adiantou.
O livro Cobertura Vegetal do Estado de Alagoas & Mangues de Alagoas teve tiragem de 500 exemplares e é uma obra multimídia, que vem disponibilizada integralmente num CD autoinstalável e que, em breve, estará acessível no site do IMA. Ele terá distribuição gratuita para as universidades alagoanas e órgãos de meio ambiente de todo o Brasil.
