
Adriano Augusto diz como nova unidade vai auxiliar trabalhos na região
A partir da próxima semana, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) passará a contar com uma unidade descentralizada da sua sede. Construída dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, a nova célula será inaugurada na terça-feira (31), às 16h, e nasce com intuito de tornar as ações de monitoramento das unidades de Conservação do Estado mais eficientes.
“É de vital importância esta unidade descentralizada. Muitas vezes, nossas ações de fiscalização e monitoramento são prejudicadas por conta da distância entre nossa central, em Maceió, e as unidades de conservação”, salientou o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto.
Ele destaca as ações que passarão a ser desenvolvidas a partir de agora na APA mais urbana de Alagoas, que é a de Santa Rita. “Certamente agora, com a nova estrutura, teremos melhores condições de fiscalizar e monitorar a APA, como manda o plano de manejo, recentemente aprovado”, completou.
Entre os projetos que terão início a partir da inauguração da nova célula do IMA está o “Navegando com o Meio Ambiente”, que visa desenvolver ações de educação ambiental, em aulas ministradas num barco-escola, para alunos das escolas públicas e particulares de Alagoas
O projeto, que nasceu de um convênio firmado com a Braskem, viabilizou a construção de um barco-escola com capacidade para 50 pessoas. “Abraçamos a causa porque temos a percepção de que o estudo do complexo lagunar pode integrar ao ambiente escolar com o meio ambiente e incentivar recuperação das áreas degradadas”, disse o diretor de relacionamento institucional da Braskem, Milton Pradines.
Para Gustavo Carvalho, diretor técnico do IMA, o envolvimento do público em fase escolar no ambiente do Complexo Estuarino Lagunar Mundau-Manguaba (Celmm) certamente resultará em mudanças significativas no que diz respeito à educação ambiental.
“A ênfase do projeto é o conhecimento prático das potencialidades do Celmm, suas riquezas, belezas, como também as agressões pelas quais este estuário vem sofrendo. Nosso objetivo é a mudança gradual do comportamento desses estudantes”, afirmou.
A Unidade – As instalações da unidade descentralizada do IMA foram edificadas numa área doada pela Secretaria de Patrimônio da União, dentro do município de Marechal Deodoro. A construção foi custeada com recursos oriundos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), originado pela infração cometida por um empreendimento imobiliário da região. O projeto contempla uma unidade administrativa, alojamento, auditório e garagem para guardar as embarcações do IMA.
A inauguração acontecerá na próxima terça-feira, às 16h, e contará com a presença do governador em exercício José Wanderley Neto. A unidade descentralizada do IMA fica logo após a ponte Divaldo Suruagy, em Marechal Deodoro.