×

Meio Ambiente

IMA faz Campanha Carnaval Limpo e Consciente

Equipes do IMA já estão nas ruas conscientizando foliões sobre os cuidados com o meio ambiente

Enquanto os foliões arrumam as malas para aproveitar o reinado de Momo, a turma do Instituto do Meio Ambiente (IMA) já vestiu a fantasia para divulgar uma mensagem importante para os brincantes: a natureza precisa de cuidados, mesmo durante a folia. A campanha Carnaval Limpo e Consciente já ganhou as ruas e está orientando a população a aderir à prática de manter a cidade limpa e o ambiente preservado.

Até o próximo domingo (6), equipes do IMA estarão em Maceió e nos principais focos de folia do Estado, distribuindo kits e passando a mensagem de que cuidar do meio ambiente pode sim combinar com Carnaval. “Esta é a quinta edição da campanha. Temos o cuidado de levar uma mensagem leve, com bom humor, como pede a época do ano”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Pesquisa do IMA, Fernando Veras.

O diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge, ressaltou que, por causa da boa adesão nos anos anteriores, a campanha cresceu em 2011. “Este ano reforçamos a campanha, inclusive aumentando o número de equipes nas ruas. Começamos as atividades nesta quarta-feira e, durante os dias de Carnaval, vamos intensificar as ações com equipes em terra e no mar, nos principais focos de folia do Estado”, adiantou.

Além da distribuição de material, as equipes do IMA têm a missão de orientar os foliões. “Não adianta apenas distribuir, porque a pessoa pode simplesmente descartar a sacola com lixo em qualquer lugar. A nossa missão é educar, como em todo trabalho que fazemos. Queremos passar a mensagem de que esse material precisa ser descartado em um contêiner, para que não se transforme em mais um agente poluidor do meio ambiente”, enfatizou Adriano Augusto.

Pela terra e pelo mar – Enquanto a folia ganha as cidades, as equipes do IMA vão aproveitar para levar uma mensagem bem humorada sobre como aliar a diversão a uma conduta consciente perante o ambiente. Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, praias do Francês e do Gunga, além da Barra de São Miguel serão pontos onde as ações serão desenvolvidas.

Em cada município, uma equipe local dará apoio às atividades de orientação aos banhistas e foliões. “Sem as parcerias, nosso trabalho seria praticamente inviabilizado. Felizmente recebemos o apoio necessário”, afirmou Joanna Borba.

O Gerenciamento Costeiro (Gerco) do IMA fará o monitoramento do tráfego e fundeio das embarcações nas áreas recifais de Paripueira, Barra de Santo Antônio e nas piscinas naturais da Pajuçara, em Maceió. “Além do trabalho habitual de monitoramento das áreas recifais na capital e no Litoral Norte, vamos reforçar a atuação em Paripueira, por causa de uma demanda da prefeitura e do Ministério Público Federal. Durante os dias de festa, vamos vistoriar os eventos que acontecem na orla”, antecipou Ricardo César, coordenador do Gerco.