×

Meio Ambiente

IMA faz ações para combater crimes ambientais na APP do Rio São Francisco

IMA faz ações para combater crimes ambientais na APP do Rio São Francisco

No momento em que o Projeto Alagoas Mais Verde atinge o marco de 1 milhão de mudas plantadas no Estado, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), através da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc), desfaz duas caieiras que serviam para a produção de carvão em Área de Preservação Permanente (APP) do Rio São Francisco.

A ação foi feita em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), nesta última quinta-feira (01). Na área, localizada há cerca de 150 metros do Rio São Francisco, foram encontradas duas caieiras, espécie de forno utilizado para a produção de carvão com árvores nativas da região.

Há cerca de duas semanas, o responsável pela infração foi autuado em R$ 750 mil e oito pessoas foram conduzidas à delegacia de São Miguel dos Campos, bem como houve o embargo de uma área de 100 hectares no município de Piaçabuçu, em razão do desmatamento e uso indevido do fogo.

No entanto, as infrações e crimes ambientais na região continuaram e os técnicos da Gefuc, ao constatarem mais irregularidades, destruíram as caieiras e iniciaram o processo para continuar as ações e computar as novas penalidades para o responsável.

“A equipe procedeu com a abertura da caieira para a inutilização do material que está sendo queimado, essa área já vem sendo monitorada há alguns dias e infelizmente a população não tem colaborado e continua com os desmatamentos, as invasões e ocupações irregulares” relata Epitácio Correia, Gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA.

As áreas de APPs são instrumentos essenciais na preservação do meio ambiente e possuem restrições de exploração. O IMA continua com as ações na região e mantém as medidas necessárias para coibir as infrações ao meio ambiente.