Reunião discutiu ações voltadas ao meio ambiente que vão beneficiar Penedo
O projeto de interiorização do Instituto do Meio Ambiente foi iniciado. Entre as várias ações, o município de Penedo está inserido. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, durante encontro nesta quinta-feira (25), na sede do Executivo penedense.
Na companhia do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), do vice Ronaldo Lopes (PMDB), secretários municipais e diretores do IMA, Lopes, discutiu ações que buscam beneficiar o município. Entre os projetos, um piloto, que vai começar por Penedo e, se estender por demais cidades: O plantio e o reflorestamento de áreas novas e degradadas.
“Esta é mais uma ação de interiorização do IMA. No dia 1º de julho, Penedo e os municípios da região sul vão ganhar um posto do Instituto, com várias demandas na Central Já. Com isso, buscamos aumentar a oferta de serviços para a população. Também estamos trabalhando para a reabertura da base do IMA no povoado Capela. E ainda, uma grande ação vai contemplar o município. Vamos plantar em parceria com a Prefeitura de Penedo 3 mil mudas de espécies nativas. Essa ação vai acontecer em novas áreas e, ainda, o reflorestamento de áreas degradadas”, contou o diretor do IMA.
No encontro que ocorreu no gabinete do prefeito, foram discutidos os locais que vão receber atenção dos técnicos do IMA e servidores da prefeitura. “Vamos realizar uma série de ações, em que vão participar os alunos da rede municipal de ensino. Todos devem lutar em defesa do meio ambiente. Vamos trazer para Penedo nossos técnicos para ministrar palestras e ajudá-los no plantio. As crianças também vão e devem participar “, explicou Gustavo Lopes.
Para a reabertura do posto avançado do IMA no povoado Capela, com o objetivo de intensificar os trabalhos de pesquisa e fiscalização na APA da Marituba do Peixe – o Pantanal de Alagoas -, os recursos já foram disponibilizados. O prédio será totalmente reformado. O procedimento está em fase licitatória.
