Técnicos da Gerência de Unidades de Conservação (GERUC) e da Supervisão de Geoprocessamento (SuGeo), ambos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), realizaram uma ação conjunta com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) no município de União dos Palmares nesta segunda-feira (16). O objetivo da fiscalização foi investigar denúncias de desmatamento ilegal com o uso de fogo na Serra dos Frios, uma área de significativa importância ecológica.
De acordo com os envolvidos na ação, a equipe utilizou tecnologia de ponta para monitorar a situação. Foram realizados levantamentos de imagens aéreas com drones, que, juntamente com a análise no local, possibilitaram uma avaliação detalhada do impacto ambiental na região.
Durante a vistoria, não foi possível identificar de imediato os responsáveis pelo desmatamento, mas as imagens aéreas capturadas revelaram outro foco de desmatamento, onde foi possível identificar o proprietário da área por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Com essa informação, a equipe do IMA já está tomando as providências legais necessárias para responsabilizar o infrator e dar continuidade à fiscalização. A ação é parte do esforço contínuo para proteger a Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici e a Estação Ecológica (ESEC) Serra dos Frios, locais que possuem grande valor para a biodiversidade local e o equilíbrio ambiental de Alagoas.
Colaboração
O gerente de Unidades de Conservação do IMA, Alex Nazário, destacou a importância da colaboração entre o órgão ambiental do Estado e a Prefeitura de União dos Palmares para a preservação do meio ambiente na região.
“Essa parceria tem sido fundamental para o sucesso das ações de fiscalização e conservação, pois o município é um aliado crucial na implementação das políticas ambientais, além de ser o elo com a comunidade local. Continuaremos a monitorar a área e realizar ações conjuntas para garantir que a Serra dos Frios e demais áreas da APA e da ESEC permaneçam protegidas”, afirmou.
Ele também ressaltou o compromisso do IMA com a sustentabilidade e o combate a práticas ilegais, como o desmatamento e o uso de fogo em áreas protegidas. “A preservação ambiental é uma responsabilidade de todos e, com o apoio do município, conseguimos fortalecer nossas ações de fiscalização e sensibilização da população”, completou o gerente.
Com a continuidade das ações e o apoio das autoridades locais, o IMA busca garantir que as áreas de proteção ambiental em Alagoas, como a Serra dos Frios, sejam mantidas para as futuras gerações, preservando não só a biodiversidade, mas também o equilíbrio ecológico da região.
Agência Alagoas