×

Meio Ambiente

IMA e Ibama realizam operação para regularizar a criação amadora de pássaros

IMA e Ibama realizam operação para regularizar a criação amadora de pássaros

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) realizou uma ação, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nas últimas quinta e sexta-feira (18 e 19). A ação recebeu o nome de “Operação Delivery” e consiste na entrega de anilhas solicitadas por criadores amadores de pássaros.

Anilha é um sistema seguro de identificação, tanto de pássaros criados em cativeiros, como pássaros livres na natureza. Segundo Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, o registro é um auxilio no processo de monitoramento da atividade, servindo de subsídio para coibir a criação irregular dos animais.

A “Operação Delivery” irá atender a todos os criadores dentro do Estado de Alagoas e as anilhas devem ser retiradas no Ibama, mediante a confirmação de necessidade. Os técnicos do IMA irão acompanhar as ações para vistoriar criadores que movimentam seu plantel de forma suspeita e duvidosa.

Nos dois dias de operação, a equipe atendeu alguns municípios no interior do Estado e na capital e verificou diversas irregularidades. “Flagramos aves ilegais, animais sem marcação, além de híbridos silvestres, que é um cruzamento entre espécies diferentes, proibido por lei”, afirma.

Durante o primeiro dia, os técnicos estiveram em Penedo e Piaçabuçu, onde foi aplicado um total de R$ 7 mil em autos de infração. No segundo dia, a ação aconteceu na capital alagoana e resultou em R$ 3 mil em multas. Além das autuações, a equipe apreendeu 12 aves durante a ação.

O IMA reafirma que toda atividade passível de licenciamento está sujeita a normas de demais legislações vigentes. “É responsabilidade do criador a manutenção e movimentação de forma adequada dentro dos preceitos legais de seus animais”, afirma Epitácio.

A operação faz parte de um cronograma de vistorias conjuntas entre IMA e Ibama, que visa o cumprimento de um acordo de cooperação técnica firmado em 2013. O trabalho terá continuidade nas próximas semanas e deverá atender a todos os municípios do Estado.