×

Penedo

IMA doa mais de 1600 quilos de alimentos ao Lar de Nazaré e ao Asilo São José

Lar de Nazaré foi uma das instituições beneficiadas com cerca de 800 quilos de alimentos

Ainda em comemoração ao Mês do Meio Ambiente em Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizou mais uma vez o grande Passeio Ciclístico de Maceió, saindo do Detran e encerrando no Posto Sete, somando cerca de 12,5 quilômetros de percurso. A iniciativa busca incentivar o esporte e o hábito saudável de pedalar.

O evento reuniu em torno de 1700 ciclistas de todas as idades, entre idosos, crianças e adultos. Para participar e ganhar a camisa do passeio, bastava levar um quilo de alimento não perecível. Foram arrecadados mais de 1600 quilos.

Por anos, a doação dos alimentos era realizada em instituições de Maceió. Buscando atender o interior com a doação, pela primeira vez, o IMA escolheu instituições fora da capital. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (25).

Com 25 anos de trabalho social em Penedo e no Baixo São Francisco, à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), pertencente ao Grupo Hélio Lopes, indicou na cidade o Lar de Nazaré e o Lar São José, para iniciar a doação de alimentos pelo interior. Assim, os 1600 quilos de alimentos não perecíveis foram divididos entre entidades assistencialistas que cuidam de idosos e crianças.

“Essa inciativa sempre ocorria na capital. E a partir deste ano, começamos a interiorizar várias ações do Instituto. Maceió é grande, logo existem várias pessoas para doar, ajudar as instituições. No interior, também existem instituições que necessitam de ajuda. Este é o primeiro ano que estendemos as doações para Penedo. Nos anos seguintes, vamos contemplar outras cidades do estado. Queremos intensificar o lado social”, explicou o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes.

Cerca de 800 quilos de alimentos foram doados ao Lar São José, importante instituição que abriga idosos na cidade. O local é totalmente mantido pelo Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Penedo. Recebendo a doação, o provedor da entidade e bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda e o vice provedor, o bioquímico Eduardo Regueira.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.br“Hoje o que recebemos para manter o Lar São José não é o suficiente. Estamos tentando transformar a entidade em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Desta forma, podemos arrecadar recursos para mantê-lo, fechar convênios e doações com grandes empresas por meio de projetos. Mensalmente, são gastos R$ 14 mil para sua manutenção, e a grande parte dos recursos são colocados pela Santa Casa. Então, precisamos da participação dos penedenses, do engajamento em prol do asilo. E este momento é muito importante para o nosso Lar São José”, frisou Regueira.

Lar de Nazaré

Fundado pelo já falecido Pe. Aldo Brandão, o Lar de Nazaré abriga meninas em risco de vulnerabilidade social, até os 18 anos. Atualmente, a entidade sobrevive em sua grande maioria de doações de colaboradores e prefeituras da região. A instituição foi a segunda escolhida para receber cerca de 800 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), durante passeio ciclístico organizado na capital, no encerramento das comemorações do Mês do Meio Ambiente.

“É muito difícil manter as instalações do Lar de Nazaré. O complexo é grande, para pouco recurso. Tudo que recebemos é bem-vindo. Que mais pessoas pensem no Lar de Nazaré. Quando olhamos para o próximo, sentimos uma paz interior, somos recompensados ao ver a alegria daqueles que necessitam de nossa ajuda. Agradeço a todos pela iniciativa e que outras pessoas da terra olhem para nossas meninas”, sugeriu a diretora do Lar de Nazaré, Solange Raposo.