Com o encerramento das inscrições dos primeiros editais do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PROPSA), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) disponibilizou documento com o resumo das inscrições e os resultados preliminares. A síntese pode ser acessada online no Portal PSA a partir desta segunda-feira (13).
Além do documento, os candidatos deferidos nos editais Agroecologia e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) devem estar atentos aos meios de contato informados durante a inscrição. É fundamental acompanhar as vistorias técnicas previstas para fevereiro e março, com o aviso de agendamento realizado previamente pelos técnicos. O cronograma com as datas das vistorias será divulgado por meio dos canais oficiais do IMA.
O processo de inscrições contou com 39 participantes no bioma Caatinga e 52 na Mata Atlântica, sendo 55% das inscrições destinadas à cota Caatinga no edital Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Além disso, a participação feminina foi expressiva, com 81,7% das vagas da cota Mulheres da Terra preenchidas por 67 agricultoras no edital Agroecologia.
Dos 102 municípios alagoanos, a participação ocorreu em 24 deles. As cidades e o quantitativo de propostas estão listados na sequência: Joaquim Gomes tem o maior valor com 18 inscrições, seguido por Murici, com 17, e Olho d’Água das Flores (9). Enquanto Santana do Ipanema teve 7 participantes e Delmiro Gouveia, 5.
Temos também 3 inscritos em cada um desses municípios: Água Branca, Atalaia, Boca da Mata, Messias e Pão de Açúcar. Já Inhapi, Maceió, Major Isidoro e São Luís do Quitunde apresentam duas inscrições, cada um. Já as cidades de Carneiros, Chã Preta, Japaratinga, Ouro Branco, Piaçabuçu, Piranhas, Poço das Trincheiras, Pariconha, Quebrangulo e São José da Tapera registraram uma proposta, cada.
Todas as informações estão disponíveis online, através do link, no ícone transparência: https://www2.ima.al.gov.br/portal-psa/.
Agência Alagoas