Para Antônio Pinaud, trabalho integrado que vem sendo realizado em parceria com o Cren tem minimizado desigualdades
O Governo de Alagoas, em parceria com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), realizou nesta segunda-feira (23), o III Seminário Estadual da Primeira Infância com foco no desenvolvimento infantil.
O evento, realizado no hotel Ponta Verde, reuniu especialistas nacionais na área de desenvolvimento infantil. Temas como, por que investir na primeira infância?; consequências da desnutrição ao longo da vida; os principais cuidados na infância e determinantes da formação do hábito alimentar foram algum dos tópicos abordados.
“Trazer este seminário pela terceira vez é reafirmar o empenho do governador Renan Filho e da primeira-dama Renata Calheiros na melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes do Estado, principalmente, neste período da primeira infância tão importante no desenvolvimento infantil. Esse trabalho integrado que vem sendo realizado em parceria com o Cren tem minimizado as desigualdades”, destacou Antônio Pinaud.
Entre os conferencistas do III Seminário Estadual da Primeira Infância está a Dra. Ana Lydia Sawaya, professora titular da Unifesp, Dra. Maria Paula Albuquerque, Diretora Clinica do Cren/SP, a Dra. Monica Lopes de Assunção, professora da Ufal, entre outros.
De acordo com a presidente do Cren em Alagoas, Telma Toledo, o Seminário é uma oportunidade para formação, aprimoramento e troca de experiências para desenvolvimento integral de crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.
“Essa iniciativa é muito bem-vinda para ampliarmos o conhecimento e fortalecer a garantia e proteção dos direitos das crianças, além de falar sobre os impactos causados em uma infância não cuidada”, disse.
Atualmente, o projeto está implantado em seis municípios. Em 2016, o município de Murici foi o primeiro do Estado a contar com o Projeto Primeira Infância, que prevê cuidado integral para crianças de 0 a 6 anos, com a participação integrada das Secretarias de Estado da Saúde, Educação e Assistência Social. A iniciativa foi idealizada pela primeira-dama, Renata Calheiros.
