O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), promove, nas próximas quinta (17) e sexta (18) o III GeoAlagoas – Simpósio sobre as Geotecnologias e Geoinformação no Estado de Alagoas.
Com o propósito de discutir os principais desafios na produção e disseminação de dados geoespaciais, o evento reunirá cerca 250 estudiosos das áreas de Geoprocessamento e Geoinformações, inscritos pelo portal http://geoalagoas.dados.al.gov.br/.
O simpósio técnico-científico recebeu 40 artigos de todo o Brasil e contará com palestrantes nacionais. Entre eles, o diretor de Serviço Geográfico do Exército, o general de Brigada Silva Neto, o diretor Adjunto de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Bosco de Azevedo, além do tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), doutor Carlos Alberto Felgueiras, e o engenheiro sênior da Petrobras, mestre Ricardo Lomba de Araújo.
Na ocasião, durante a solenidade de abertura, o encontro será prestigiado pelo governador do Estado, Renan Filho, e pelo Secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira.
“O número de vagas ofertadas para participantes foram totalmente preenchidas. A expectativa é que o encontro reúna pesquisadores, professores e técnicos alagoanos que contribuam para a eficiência dos serviços públicos e auxiliem no planejamento estratégico do Estado”, explicou o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila.
Dentre os 37 artigos aceitos, conforme os critérios de seleção, três trabalhos serão apresentados durante o simpósio. Em formato de apresentação oral, serão abordados por alunos de Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Para enriquecer o evento, serão oferecidos quatro minicursos. O primeiro abordará a Cartografia Escolar, com conceitos e apresentação sobre a cartografia escolar, o uso de mapas na sala de aula e a sua usabilidade.
Dados Abertos Conectados será o tema do segundo minicurso, que apresentará conceitos sobre abertura de dados com qualidade, visando disseminar a cultura de publicação e consumo de dados abertos conectados.
Além desses, também será realizada uma Introdução ao Geoprocessamento, mostrando explicações práticas sobre os conceitos apresentados, além de uma linha do tempo sobre a cultura da cana-de-açúcar no estado, no minicurso Impactos Ambientais Gerados pela Cultura da Cana-de-açúcar no Estado de Alagoas.
