
Espetáculo Terra Terta da Cia Penedense de Teatro
Com o objetivo de promover a cultura e contribuir para a formação de novas platéias, foi realizada em Maceió (Teatro do Centro Cultural SESI e na rua da orla de Pajuçara) e em Arapiraca (Teatro SESI Arapiraca e Praça Cecí Cunha), no período de 20 a 28 de março, a II Mostra de Teatro SESI.
Após um criterioso processo de seleção, 8 peças alagoanas foram selecionadas para participar da Mostra e realizaram as suas apresentações no Teatro do Centro Cultural SESI, em Maceió. Os espetáculos foram: Terra Terta (Cia Penedense de Teatro), Vôo ao Solo (Invisível Cia de Teatro), Contos de Cordel (Cia Fulanos ih! Sicranos), As muitas últimas coisas (Cia Ganymedes), SOLampião (Associação Teatral Nêga Fulô), As mãos de Euridice (Ciclo de Teatro Independente – CTI), Metafaces (Cia Teatro da Meia Noite) e Os Fuzis da Senhora Carrar (Cia Piloto de Teatro).
No Teatro SESI Arapiraca foram realizadas apresentações paralelas de 3 peças alagoanas de grande sucesso, já apresentadas no Centro Cultural SESI em outras oportunidades. Foram elas: “Insônia” (Cia da Meia Noite), Versos de um Lambe Sola (Associação Teatral Joana Gajurú) e Caboré (Associação Teatral Nêga Fulô).
Para uma participação especial foram convidados os grupos teatrais Clowns de Shakespeare – Rio Grande do Norte e Ser Tão Teatro – Paraíba que encenaram a peça de rua Farsa da Boa Preguiça, inspirada na obra de Ariano Suassuna, nas duas cidades que sediaram o evento, na rua da orla de Pajuçara em Maceió e na Praça Cecí Cunha em Arapiraca. Um dos diretores da peça, o dramaturgo paraibano, Fernando Yamamoto, ministrou uma oficina de teatro durante a mostra e mediou debates após as apresentações, juntamente com a atriz e professora de teatro baiana Adelice de Souza.
A programação trouxe um painel da diversidade de temas e linguagens do teatro alagoano. “Isso prova que o movimento teatral do Estado está cada vez mais vivo: novos grupos aparecendo com personalidades fortes e distintas e com novas idéias e muita criatividade. São novos autores, diretores, atores e atrizes que ganham seu espaço, mostrando que nosso teatro não morre, basta ter oportunidade e espaço cênico (teatro, salas, rua e espaços alternativos) para apresentar seus espetáculos. A Mostra de Teatro SESI vem para dar a oportunidade e promover a troca de idéias, vivências e técnicas com profissionais de artes cênicas do mercado nacional junto aos artistas locais”, analisou Jorge Adriani, coordenador do Teatro SESI e do Evento.
A iniciativa apresentou espetáculos diversificados que ofereceram ao público a oportunidade de contato direto com o Teatro, um dos mais importantes gêneros de atividade cultural.