
O homem que “desvendou” os mistérios da língua portuguesa e a trajetória de um grupo de contadores de histórias são temas da segunda edição da Jornada Sesc de Literatura, um evento realizado pelo Sesc Alagoas em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, que, através de debates, palestras, oficinas, lançamento de livro, contações de histórias e exposição artística, homenageia o centenário do filólogo Aurélio Buarque de Holanda e o aniversário da Trupe Gogó da Ema. A II Jornada Sesc de Literatura, que será realizada em Maceió (no Sesc Centro, Sesc Poço e na Universidade Federal de Alagoas) a partir do dia 25 de maio. No dia 14 tem início a programação da pré-jornada, que acontece em Maceió (Sesc Centro) e nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela.
A Trupe Gogó da Ema, assim batizada em homenagem ao famoso coqueiro curvo da praia de Pajuçara, ponto turístico de Maceió nos anos 30 e 40, comemora 10 anos de muitas histórias contadas em praças, bibliotecas, escolas, teatros e empresas. Junto a isso, a II Jornada Sesc de Literatura comemora o centenário de Aurélio Buarque de Holanda, alagoano de Passo do Camaragibe, que foi membro da Academia Brasileira de Letras, escreveu o livro de contos Dois Mundos, traduziu obras de Oscar Wilde e publicou o mais famoso dicionário da língua portuguesa, que leva o seu nome, Aurélio.
A II Jornada Sesc de Literatura será precedida pela pré-jornada, uma programação com oficinas ministradas por escritores de renome nacional e bates-papos com os contadores de histórias Luciano Pontes, Adriana Milet, Hugo Lins e a trupe Gogó da Ema sobre o livro O Amor de Graça e Liano e Outra Histórias. O livro, que será lançado na II Jornada Sesc de Literatura, é um convite a pensar nas possibilidades de representação do povo alagoano, nos personagens das histórias de Graciliano Ramos e nos que surgiram no processo de leituras, estudos e viagens da trupe.
Abrindo a programação da pré-jornada, o Sesc realiza, no dia 14 de maio, na Galeria Sesc, a abertura da exposição O Amor de Graça e Liano e Outras Histórias. A mostra traz instalações interativas e trabalhos que expressam, artisticamente, a história da Trupe Gogó da Ema. Para traduzir essa trajetória, a mostra é composta de obras de artes dos artistas visuais alagoanos Alice Barros, Denis Matos, Levy, Pedro Lucena e Rosivaldo Reis e de quatro instalações – A história do Gogó da Ema (fotografias antigas dispostas em troncos de coqueiros); Baleia, um desenho animado sobre a história da cadela de Vidas Secas; Poemas bordados (uma brincadeira com a relação entre os textos literários e os suportes) e Áudio-livro, um ambiente montado no centro da galeria para audição das histórias do livro O Amor de Graça e Liano e Outras Histórias.
Um dos principais destaques da Jornada Sesc de Literatura será a palestra de Affonso Romano de Sant’Anna, escritor, jornalista, crítico, ex-cronista do Jornal do Brasil e do jornal O Globo. Sant’Ana é um dos maiores estudiosos da obra do poeta Carlos Drummond de Andrade. Atualmente escreve para os jornais Estado de Minas e Correio Brasiliense.