Em seu primeiro mês de funcionamento após a reinauguração, no último dia 11 de abril, o II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha, no bairro do Poço, apresenta os primeiros números de atendimentos e demonstra um resultado expressivo.
Com um novo perfil de atendimento e sob a gestão da saúde municipal, o Centro não recebe mais pacientes de demanda espontânea, atendendo exclusivamente aos pacientes encaminhados por médicos das unidades de saúde dos 1º, 5º e 8º Distritos Sanitários da capital, além das mulheres que passaram pelos exames de mamografia e ultrassonografia do colo do útero na Carreta da Mulher.
Até a quinta-feira, 22 de maio, foram feitos 760 atendimentos nas especialidades médicas, sendo 111 para psiquiatra, 65 de pneumologia, 262 de ginecologia, 44 de mastologia, 18 urologia, 20 de geriatria, 27 para nutrição, fisioterapia (23) e 190 para psicologia.
Além do atendimento dos especialistas, o Programa de Referência à Hanseníase, que funciona na unidade, já atendeu 76 pessoas e o Programa de Tuberculose, 81. Nesse primeiro mês, foram aplicadas 2.019 vacinas, 592 receituários foram atendidas no setor de Farmácia e 207 pessoas fizeram testes no laboratório de tuberculose.
O diretor administrativo do II Centro de Saúde, Tiago Muniz, acredita que a reinauguração do local representa um grande ganho para a saúde do município. “Com a mudança do perfil de atendimento estamos oferecendo serviços de saúde onde há muita carência no SUS”, explica o diretor.
Toda a oferta de consultas especializadas, diagnósticos e tratamentos destinam-se principalmente à demanda encaminhada, sendo agendada por meio de encaminhamento médico, sendo regulada pelo sistema do Complexo Regular de Assistência (Cora).
