×

Alagoas

Igreja Nova participa do programa Amigo Trabalhador

Inciativa tem como objetivo qualificar trabalhadores do corte de cana

O fim da moagem nas usinas de açúcar e álcool representa a chegada do desemprego para milhares de trabalhadores em Alagoas e em Igreja Nova, município que participa do programa Amigo Trabalhador, uma iniciativa do deputado Joãozinho Pereira que irá atender aos empregados “safristas” com aval do governador Teotônio Vilela Filho.

A sugestão do parlamentar é inspirada no programa Chapéu de Palha, implantado em Pernambuco, e tem por objetivo requalificar trabalhadores de baixa renda para o mercado de trabalho, começando com cortadores de cana e demais categorias dispensadas na entressafra. As capacitações ocorrerão de maio a agosto, período no qual os contemplados receberão uma bolsa no valor mensal de R$ 130, conforme minuta apresentada quarta-feira, 27, na Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Onze municípios atendidos

De acordo com estudo feito pela Seplande, onze municípios serão atendidos pelo Amigo Trabalhador, unidades do Estado área onde funcionam sete indústrias sucroalcooleiras. A meta é atender dez mil trabalhadores por meio do programa a ser desenvolvido em parceria com as prefeituras de Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Coruripe, Jequiá da Praia e Roteiro.

Em 2013, dois mil e trezentos trabalhadores ficarão desempregados somente em Igreja Nova assim que começar a entressafra, conforme dados da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetag/AL) em Alagoas. Para o Prefeito Augusto Santos, a ideia do deputado Joãozinho Pereira representa a abertura de novas perspectivas para cortadores de cana e demais trabalhadores que tem emprego apenas durante os períodos de safra.

Aprender outra profissão

“A proposta é muito interessante porque esse pessoal vai ganhar a oportunidade de aprender outra profissão justamente no tempo em que não há trabalho disponível nas usinas. Além disso, a bolsa de ajuda é mais um benefício para completar a renda desses pais de família”, declarou Augusto Santos, Prefeito de Igreja Nova.

A proposta do deputado Joãozinho Pereira foi transformada em projeto de lei pelo governo estadual, matéria que será votada na próxima semana na Assembleia Legislativa Estadual em regime de urgência, conforme declarou o parlamentar diante dos prefeitos e demais representantes dos municípios atendidos pelo Amigo Trabalhador. Apesar da aceleração do processo, as capacitações começarão somente em 2014, sendo a ajuda de custo efetivada ainda este ano, de acordo com informações divulgadas pela Seplande.