Prefeito Augusto Santos assinou o Protocolo de Intenções para fazer parte Conisul
Igreja Nova alcançou mais dois importantes avanços em 2013: um convênio de cooperação técnica com a Emater e a inclusão no CONISUL (Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas). Unindo forças com as cidades vizinhas, a gestão abre caminhos promissores para o povo da terra.
Esse compromisso acontece de forma prática, com atos que colocam Igreja Nova inclusive à frente dos outros municípios do Baixo São Francisco e do Litoral Sul de Alagoas. O agrônomo Aldo Toledo, coordenador da Emater para a região que se estende de Jequiá da Praia a São Brás, informou que Igreja Nova foi o primeiro a firmar o convênio entre todos situados na área da regional do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável – Emater, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura.
Cooperação técnica
A assinatura do termo de cooperação técnica aconteceu no dia 13 de março, durante reunião do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Igreja Nova, encontro realizado com a presença do prefeito Augusto Santos, do Vice-Prefeito Manoel Mateus e do Secretário Municipal de Agricultura Tiago Gomes.
Diante dos representantes das entidades governamentais e não-governamentais que compõem o CMDRS, o gestor de Igreja Nova declarou apoio à entidade que está em processo de recomposição de seus membros. “No que depender da nossa administração, da prefeitura, podem contar conosco, afinal de contas nós fomos eleitos para atender a todos”, declarou o prefeito Augusto. Ele e os demais representantes da municipalidade participaram do início ao fim do encontro que durou cerca de três horas e meia.
Consórcio intermunicipal
A conquista mais recente de Igreja Nova foi sua inclusão no CONISUL, consórcio que reúne 11 municípios da região Sul de Alagoas. O primeiro passo para a consolidação do grupo aconteceu em 15 de março, data da assinatura do Protocolo de Intenções do consórcio intermunicipal, solenidade prestigiada pelo prefeito Augusto Santos.
Uma das vantagens para os municípios membros do CONISUL é o barateamento dos custos das compras. Quanto maior a quantidade, maior a possibilidade de redução no preço da mercadoria. Outra boa notícia é a permissão para ratear a contratação de equipe médica especializada, pessoal que atenderia aos onze consorciados por meio de escala de visitas.
O CONISUL abrange território com cerca de 300 mil habitantes e está sendo planejado para atuar nas áreas de saúde, agricultura familiar, piscicultura, turismo e resíduos sólidos, sendo o primeiro do Brasil a trabalhar nesses moldes, conforme anunciado durante o evento.
