×

Maceió

Igreja católica celebra início da Semana Santa em Maceió

Presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, cristãos católicos de Maceió comemoraram neste 1º de abril, o Domingo de Ramos. Na Igreja do Livramento, aconteceu a celebração litúrgica com a bênção do Ramos seguida da proclamação do Evangelho, nesse ano no ciclo litúrgico, narrado por São Marcos. D. Muniz falou sobre o significado da entrada de Jesus em Jerusalém, como um convite a entrar na vida plena, na comunhão com aquele que amou até o extremo.

Logo após, todos saíram em procissão que seguiu para a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, imitando o cortejo que aclamou Jesus na Cidade santa de Jerusalém com ramos nas mãos. Na chegada foi iniciada a segunda parte da liturgia com a proclamação da Paixão e Morte do Senhor, seguida da oração eucarística.

D. Muniz, em sua homilia, lembrou o convite que foi feito por meio de material impresso distribuído ao Povo de Deus e aos turistas de passagem pela capital alagoana. “A Igreja precisa viver o verdadeiro espírito da Semana Santa que foi perdido pelo espírito do mal que entrou no coração da sociedade”. Para ele, a Semana Santa perdeu o seu verdadeiro sentido e a sociedade tem vivido esse tempo como período de festas e passeios. “A Igreja precisa despertar a sociedade para o verdadeiro sentido da entrega amorosa de Cristo pela humanidade”, disse.

Todos os anos, o Domingo de Ramos no Brasil é marcado pela Coleta Nacional da Solidariedade, realizada pelos fiéis nas comunidades e paróquias, com uma oferta financeira como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Os fundos arrecadados serão destinados aos projetos sociais da Igreja no Brasil, sendo divididos da seguinte maneira: 60% do total da coleta ficarão na Arquidiocese para compor o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% serão destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade. A parte que cabe a Arquidiocese será utilizada para a criação da Casa de Amparo a Criança com Câncer do Interior, no Bairro de Jaraguá.

Confira a programação oficial das celebrações da Semana Santa na Arquidiocese de Maceió:

02/04 – Segunda-feira da Semana Santa – Dia de Penitência na Arquidiocese de Maceió
6h – Caminhada penitencial com início na Ladeira do Carmelo de Santa Teresinha – Riacho Doce. Presença do Arcebispo, dos Presbíteros, dos Diáconos, dos Religiosos e das Religiosas e Movimentos Leigos. Durante todo o dia administração do sacramento da Reconciliação.
12h – Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento.
18h – Missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Riacho Doce e logo após a realização da grande Via Sacra da Arquidiocese, subindo a Ladeira do Carmelo.
Encarregados: Movimentos da Misericórdia.

04/04 – Quarta-feira da Semana Santa – Dia de Oração e Penitência
12h – Exposição do Santíssimo Sacramento e atendimento às Confissões, em especial dos idosos e doentes.
15h – Missa pela saúde dos enfermos e administração do sacramento da Unção dos Enfermos aos idosos e doentes.
Responsáveis: Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Saúde e Pastoral da Misericórdia.
20h – Ofício das Trevas.

05/04 – Quinta-feira da Semana Santa
9h – Missa do Crisma e renovação das promessas sacerdotais.
19h – Missa da Ceia do Senhor. Lava-pés. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
22h – Procissão com o Santíssimo Sacramento, luminosa e silenciosa, até a Igreja do Rosário.

06/04 – Sexta-feira da Paixão do Senhor
15h – Celebração da Paixão do Senhor.
17h – Procissão do Senhor Morto.
07/04 – Sábado Santo
20h – Vigília Pascal.
08/04 – Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor
17h e 19h30 – Celebração Eucarística.