Uma semana dedicada à alma feminina. A Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) realiza, de 14 a 18 de março, uma série de atividades com o objetivo de homenagear todas as mulheres, mas principalmente as servidoras da Igesp e as reeducandas da Unidade Prisional Feminina Santa Luzia.
O ponto forte da programação deste ano é a participação das mulheres do Santa Luzia. “Seguindo orientação do intendente geral, tenente coronel Carlos Luna, centralizamos as atividades no presídio feminino. É um momento importante para reforçar o trabalho de valorização que estamos realizando por lá”, explicou Cinthya Moreno, diretora da unidade.
“Com palestras, oficinas de poesia, aulas de teatro, expressão corporal e musicalidade estamos estimulando essas mulheres a buscar um novo caminho. Talvez o autoconhecimento. A ressocialização não acontece num passe de mágica”, enfatizou a diretora.
O evento começa na segunda-feira (14), com uma manhã dedicada à beleza. O Instituto Embelleze vai montar um “salão de beleza” na unidade prisional, onde as reeducandas poderão passar por um tratamento de pele, cortar os cabelos e mudar o visual.
As atividades continuam no auditório do Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy (CPJ). Na terça-feira (15), acontece a abertura do evento com a apresentação de um recital de poesias escritas pelas próprias reeducandas, apresentação do coral das reeducandas que irão cantar músicas do alagoano Djavan e uma palestra sobre as conquistas das mulheres nas últimas décadas, ministrada pela professora Elaine Pimentel.
As atividades continuam nos dias 16, 17 e 18, com um dia de saúde, dia de beleza para servidoras, dia de lazer para os filhos das reeducandas e dia de competições esportivas.
