A Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) realiza entre os dias 14 e 15 de dezembro, no Maceió Mar Hotel, o I workshop Alagoano do Sistema Penitenciário. O evento vai discutir a situação das unidades penitenciárias em Alagoas, assim como propor metas para uma efetiva aplicação da Lei de Execuções Penais (LEP) e uma sistemática melhoria do Sistema Penitenciário do Estado.
O evento, que será aberto pelo intendente geral da Igesp, tenente coronel PM, Carlos Luna, terá uma palestra do juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Douglas Melo. O workshop contará também com autoridades ligadas à Justiça e à Segurança Pública, além da presença de diretores e gerentes de todas as unidades penitenciárias.
Este é o primeiro evento realizado no Estado exclusivamente sobre essa temática. A ideia é reunir servidores e técnicos da Igesp, além de representantes de outras instituições que trabalham no universo da execução penal para refletir sobre a situação atual dos presídios e propondo caminhos para uma transformação dessa realidade.
Eixos Temáticos – O trabalho se dará a partir de quatro eixos temáticos: Administração do Sistema Prisional – gargalos e entraves; Órgãos de Execução Penal – formas de atuação conjuntas; Gestão de Pessoas – investimento e valorização e Ressocialização – limitações e possibilidades.
No primeiro dia, 14 de dezembro, o I Workshop Alagoano do Sistema Penitenciário começará as 19h30. No segundo dia, 15, os trabalhos vão iniciar as 8h, terminando as 18h.