×

Alagoas

IFAL reúne 1500 pesquisadores em Maceió

Mais de 1500 pesquisadores da rede de educação tecnológica do Norte e Nordeste do país estarão em Maceió no período de 17 a 19 deste mês, durante o 5º Connepi (Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica) que ocorrerá no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá. Trata-se de um evento realizado, anualmente, promovido pela Redenet (Rede Norte/Nordeste de Educação Tecnológica) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e organizado pelo Instituto Federal de Alagoas, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.
Durante a abertura, nesta quarta-feira (17) e que contará com a presença do reitor do Ifal, Sérgio Teixeira haverá apresentação cultural e conferência sobre o tema: Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias. Na ocasião, será lançado o livro “De Escola de Aprendizes Artífices a Instituto Federal de Alagoas, de autoria da professora-mestra Irene Bonan Chagas.

O evento reunirá professores, pesquisadores, estudantes da educação tecnológica e áreas equivalentes vinculadas às instituições de ensino e de pesquisas, empresas e indústrias, em palestras, mesas-redondas e exposições de trabalhos. O Connepi se tornou um dos eventos científicos mais importantes da rede de educação tecnológica e será composto por sessões técnicas orais, apresentação de pôsteres, palestras e minicursos.

Durante o período de realização do 5º Connepi, estudantes dos institutos federais, faculdades e universidades de educação tecnológica vão expor seus trabalhos e pesquisas no Centro de Convenções de Maceió. A exposição dos trabalhos e de pesquisas estará aberta à visitação do público no período de realização do 5º Connepi. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Ifal, Carlos Henrique Almeida disse que o evento é uma ótima oportunidade para que alunos da rede pública ou privada de ensino do Estado conhecer trabalhos e pesquisas acadêmicas desenvolvidos por alunos e professores dos institutos federais e de universidades na área de educação tecnológica. “Haverá exposições de trabalhos, desde a área de ciências exatas às inovações tecnológicas na área de informática”, enfatizou o pró-reitor.

Uma comissão organizadora foi constituída pelo reitor Sérgio Teixeira para conduzir o evento, considerado importante para a instituição federal de ensino com a finalidade de providenciar hospedagem, transportes, alimentação e demais acomodações dos participantes do evento técnico-científico. As áreas temáticas que serão enfoques dos trabalhos inscritos são: ciências exatas e da terra; ciências biológicas,engenharias, ciências agrárias e sociais aplicadas, letras e lingüística.