×

Maceió

Iemanjá é homenageada por centenas de pessoas na orla de Maceió

Durante todo dia, centenas de pessoas compareceram as praias de Ponta Verde e Pajuçara, em Maceió, para prestar homenagem à Iemanjá, considerada pela região umbandista como a Rainha das Águas. Adeptos do candomblé e simpatizantes da cultura afro se concentraram em vários trechos da orla e depositaram flores, frutas e alfazemas em homenagem a Iemanjá.

A festa atraiu a atenção de diversas turistas que passavam pelo local. Luiza Moura, que é natural de Belo Horizonte e esta em Maceió, com a família passando férias, disse, que nunca tinha visto uma manifestação desta forma. “Acho bonito a crença destas pessoas. Espero que elas consigam as graças pedidas”, afirma Luiza.

Iemanjá representa a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos deste apetrecho, constam a lua e a estrela. Durante as celebrações religiosas muitas mulheres recorrem à deusa das águas pelo fato de não poderem engravidar, já que Iemanjá é considerada uma entidade simbolizada pela fertilidade.

No catolicismo também é celebrada neste dia 08 de dezembro o dia de Nossa Senhora da Conceição. Várias cidades param neste dia em homenagem ao título dado à Imaculada Conceição. Os festejos dos prosélitos católicos é mais um dogma da Igreja Católica sobre a concepção de Maria, mãe de Jesus.