A professora Francilene Garcia ministrou o primeiro módulo
Empresários do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL/TI) de Maceió participam, desde a última quinta-feira (19), do Curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O objetivo das entidades é fortalecer o APL ao fornecer informações sobre a elaboração de projetos destinados à captação de recursos de instituições de fomento aos empreendedores e pessoas interessadas em concorrer a editais. A iniciativa é uma ação do Programa de Capacitação Empresarial para Micro e Pequenas Empresas (PCE).
A capacitação, que prossegue até o dia 29 de outubro, tem como foco os processos de seleção de projetos voltados a apoiar o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em empresas brasileiras por meio de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis).
O curso, cujas aulas acontecem no Sebrae do Centro, é dividido em cinco módulos: Panorama do Financiamento à Inovação; Gestão da Inovação e o Marco Legal da Inovação; Processos de Seleção de Projetos de Financiamento; Financiamento à Inovação; e Elaboração de Projetos de Subvenção Econômica.
Os participantes também terão acesso a informações sobre o conceito de inovação e os aspectos legais que envolvem a inovação no Brasil, como a Lei da Inovação, a Lei do Bem, o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, a Lei da Informática e suas implicações para o processo de seleção de projetos financiados por meio de subvenção econômica ou operações reembolsáveis.
O primeiro módulo, Panorama do Financiamento à Inovação, conduzido pela professora doutora Francilene Garcia, teve as presenças da coordenadora de Educação Empresarial do IEL/AL, Roberta Knowles; do gerente da Unidade de Indústria do Sebrae/AL, Everaldo Figueiredo; do gestor do APL/TI, Sérgey Sacha; e do diretor da AB Educacional, Avelino Balbino.
