Agentes da Segurança Pública concluíram, nesta quarta-feira (28), a capacitação em atendimento à pessoa idosa vítima de violência, promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) para aperfeiçoar a prestação de serviço a esse público-alvo.
O curso, organizado pelas Chefias de Ensino e de Articulação Política de Prevenção da SSP, integra o plano de trabalho do programa ‘Cuidando de Você’, criado pela secretaria para garantir proteção e cidadania à pessoa idosa vítima de violência.
Para a tenente PM Mariana César Gois, a capacitação do efetivo foi um passo importante para a prestação de um melhor atendimento, uma vez que os idosos fazem parte de parcela vulnerável da sociedade e, em razão disso, estão mais propensos a terem seus direitos violados.
“Os esclarecimentos, sem dúvida, permitirão que o agente de segurança pública preste seu serviço de forma mais humanizada. Nesses três dias, refletimos sobre o valor de se colocar no lugar do outro, de enxergar além, e isso foi muito positivo, pois permitirá que o profissional atue diretamente nas necessidades dessas pessoas”, pontuou.
O tenente Ramos, do 2º Batalhão de Polícia Militar de União dos Palmares, tem o mesmo pensamento da companheira de farda. “É importante que alcancemos todos os públicos nas atividades operacionais. Como braços do Estado, atuaremos, a partir de agora, sistematicamente para evitar a violação dos direitos do idoso.”
A ação formativa abordou temas como ‘Sensibilização e Especificidades da Pessoa Idosa’; ‘Direitos humanos – a pessoa idosa enquanto vulnerável’; ‘Acolhimento à pessoa idosa vítima de maus tratos e violência’; ‘Legislação e crimes contra a pessoa idosa’ e ‘Fluxograma do projeto Cuidando de Você’.
Delegacias especializadas
Inicialmente, foram designados os 4º, 5°, 6° e 8° Distritos Policiais da Capital para o atendimento de referência. Os policiais que atuam nas delegacias participaram da capacitação, ministrada nos dias 14, 21 e 28 deste mês, totalizando duração de 12 horas-aula.
“A Secretaria espera que os participantes compartilhem os conhecimentos obtidos no curso com seus companheiros de trabalho, a fim de que a segurança pública alagoana seja fortalecida”, afirmou a chefe de Ensino da SSP, Suely Cavalcante.
A iniciativa teve a parceria do Ministério Público Estadual, das secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e da Defensoria Pública do Estado. As instituições destinaram profissionais para a ministração das atividades.
