Cras Dom Adelmo Machado funciona na Rua João Ulisses
Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, participaram da oficina ‘Fortalecendo sua Identidade e Acesso aos Direitos’. A equipe da unidade, em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncial), proporcionou a mais de 40 idosos informações sobre direitos e saúde.
A equipe da Uncisal, formada por terapeuta ocupacional, enfermeiro, fisioterapeuta e psicólogo, realiza um trabalho periódico na unidade, avaliando a saúde dos idosos. Nesta quinta-feira (28), eles fizeram teste de glicemia e aferição de pressão. As técnicas do Cras falaram sobre direitos dos idosos e das pessoas com deficiência.
Segundo a coordenadora do Cras Dom Adelmo, Djane Pacheco, o grupo de idosos é bastante ativo e gosta de fazer atividades físicas. “Essa avaliação feita pelos técnicos da Uncisal é muito importante, porque a partir dos resultados, os que estão aptos participam de atividades de dança e alongamento promovidas na unidade. E os que têm algum problema de saúde são acompanhados durante os exercícios e orientados”, explicou a coordenadora.
Em Maceió, nas 15 unidades dos Cras, nos núcleos do Serviço de Convivência, nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) diariamente são ofertados serviços que promovem à qualidade de vida da população idosa. O Cras Dom Adelmo Machado funciona na Rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado.
