Preso em flagrante, José Fernandes Pontes foi conduzido para a 7º Delegacia Regional de Penedo
Aos 72 anos, o aposentado José Fernandes Pontes, residente em Penedo, foi preso em flagrante delito na tarde desta terça-feira (09), por uma guarnição da Polícia Militar. O suspeito foi detido ao tentar sacar R$ 20 mil, valor de um empréstimo, sendo que, para realizar a transação, ele usou documentos de outro cliente.
O idoso chegou à agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida Duque de Caxias, Centro, portando a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de Welington B. Morais, e os apresentou a um servidor para tentar fazer um empréstimo.
Desconfiado, o funcionário passou o caso para a gerência, que acionou o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Penedo.
“Estávamos em diligências quando o Copom informou sobre a ocorrência em andamento no interior da agência do Banco do Brasil. Em conversa com a direção da entidade, constatamos que o suspeito estava tentando se passar por outro cliente que possui conta bancária no estabelecimento. José Fernandes Pontes, 72 anos, recebeu voz de prisão e o conduzimos para a 7ª Delegacia Regional de Penedo”, esclareceu o comandante da guarnição.
Na delegacia, por tentar fazer um empréstimo no valor de R$ 20 mil se passando por outra pessoa e usando documentos da vítima, foi confeccionado o flagrante com base nos artigos do Código Penal Brasileiro (CPB) 297 – Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro: Pena – reclusão, de dois a seis anos, e multa.
E no artigo 299 – Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis, se o documento é particular.
José Fernandes Pontes, 72 anos, residente em Penedo, se encontra à disposição do Poder Judiciário de Alagoas.
