×

Alagoas

Idosa de 86 anos que era deixada em casa sem alimentação é resgatada em Maceió

A denúncia chegou até a Chefia de Prevenção através do Disque Denúncia 181

Após receber denúncias de que uma idosa estaria vivendo em situação de abandono, equipes da Base Comunitária do Vergel do Lago, do 1º Batalhão de Polícia Militar, e Corpo de Bombeiros realizaram o resgate da mesma nesta sexta-feira (17), no bairro do Prado, em Maceió.

Segundo informações, a idosa, identificada apenas como Maria, tem 86 anos e vivia sob os cuidados de seu filho, que morava com ela e é usuário de drogas, mas era deixada sozinha em casa, sem água, comida e qualquer outro cuidado necessário, devido a sua idade avançada. A denúncia chegou até a Chefia de Prevenção através do Disque Denúncia 181.

Ainda de acordo com informações, no momento em que foi resgatada a anciã estava em uma cama, aparentemente desnutrida e sem condições de locomoção. O imóvel também aparentava estar abandonado há algum tempo, pois não haviam sinais de limpeza. A senhora se encontrava visivelmente debilitada e correndo risco de morte, segundo os bombeiros.

Toda ação foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), com intermédio da Chefia de Prevenção, que dirige o projeto Idoso Protegido. A equipe do Corpo de Bombeiro retirou a idosa da residência, com todo o cuidado necessário, e a encaminhou para o Hospital Geral do Estado (HGE).

O tenente Alex Acioly, da Chefia de Prevenção da SSP, explicou ainda que diante do quadro de saúde que a idosa se encontra, e pelo fato da mesma ter somente este filho como parente legal responsável, o caso será acompanhado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que, posteriormente, deve encaminhar a idosa para uma instituição de longa permanência e também prestar atendimento ao rapaz.

“A gente oferece esse projeto à população e oferta o 181 como canal de denúncias para que consigamos prevenir situações como esta e proteger nossos idosos. Estamos no mês de conscientização da violência contra o idoso e mais uma vez a Segurança Pública atuou para salvaguardar a vida dos idosos no nosso estado”, disse o tenente Alex Acioly.