×

Alagoas

Ideb de Coruripe é o melhor de Alagoas

Média dos alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de Coruripe foi de 4,5

Coruripe alcançou, pelo segundo ano, o primeiro lugar entre os 102 municípios de Alagoas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para alunos das primeiras séries iniciais (1º ao 5º ano), a média obtida foi de 4,5. Já os alunos do 6° ao 9° ano atingiram 3,8, segundo estudo relativo ao ano de 2009 do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Jeannyne Beltrão, a média projetada pelo MEC junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foi superada. “Estamos quatro anos à frente das metas projetas pelo MEC no quesito qualidade de ensino. Podemos atribuir o primeiro lugar ao envolvimento que há entre professores, alunos e pais no cotidiano da escola e uma eficiente sistemática de acompanhamento de dados. Somos referência em educação”, afirmou a secretária.

Dentre as unidades escolares avaliadas, entre as seis melhores do Estado no Ideb nas séries iniciais (1° ao 5° ano), Coruripe garantiu as melhores notas em três unidades, respectivamente, na Escola Municipal de Educação Básica José Carvalho, com a nota 6,9; a Escola Santa Terezinha, com a média 5,2; e a unidade Liege Gama, que obteve 5,0.

O prefeito Marx Beltrão destacou o crescimento no setor em relação ao ano de 2007, quando o município apresentou o resultado de 4,1, do 1° ao 5° ano, do 6° ao 9° ano, 3,1. “Esse é o caminho certo, investir na qualidade de professores e alunos, aqui é a prova do envolvimento de todos. Estamos investindo em capacitação, ampliação e reforma das unidades para atender o nosso futuro”, enfatizou Marx.

O Ideb é medido por meio de dois fatores: taxa de reprovação e resultado da avaliação na Prova Brasil, composta por questões de Matemática e Língua Portuguesa. O bom desempenho resultou na indicação de Coruripe para receber o prêmio Palma de Ouro, concedido aos 100 melhores Gestores Municipais de Educação do Brasil. A entrega do prêmio aconteceu durante a realização do 6º Educa Brasil – Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação em Santa Catarina, no mês passado.