O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e a Agência de Fomento de Alagoas (Afal) são parceiros em um programa que visa o fortalecimento da agricultura periurbana do litoral Norte alagoano. O programa vai atingir 13 municípios da região, desde Paripueira até Maragogi, e tem o apoio das secretarias de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e da Agricultura (Seagri).
O programa foi apresentado ao consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Cláudio Cortellese, durante o encontro promovido pela Seplan, em Japaratinga, e que contou com a presença do secretario Sérgio Moreira, além de técnicos do governo, representantes de cooperativas, associações, organizações não-governamentais e os estudantes do curso de mestrado internacional Master Eco Polis, da Universidade de Ferrara, na Itália, que debateram as ações estratégicas de desenvolvimento da região Costa dos Corais.
A meta do programa, segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Afal, Fábio Leão, e do coordenador de Projetos do Ibam, Nelson Issa, é capacitar técnicos das prefeituras da região para o estabelecimento de uma política pública de fomento à produção e comercialização de produtos, como hortaliças e frutas, cultivadas na região.
“Queremos melhorar e ampliar a produção local junto com as cooperativas, associações e as prefeituras, para que, a partir desta parceria, criar um ambiente favorável para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva, contribuindo para o aumento da comercialização local e a permanência dos produtores em suas cidades”, ressaltou o diretor a Afal, afirmando que a demanda existe, e cada vez mais devido ao desenvolvimento do setor turístico da Costa dos Corais.
A coordenadora do projeto, pela Afal, a analista Katherine Teixeira, explicou que o programa será executado por meio de pesquisas, realização de oficinas, seminários de mobilização, programas de capacitação, assistência técnica e consultoria especializada.
O programa conta com o recursos, na ordem de R$ 263 mil, provenientes do repasse do BID aos parceiros, através do Fundo Multilateral de Desenvolvimento (Fumin/BID), e começa a ser desenvolvido em janeiro de 2011 .
Ibam – O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) atual tanto no Brasil como no exterior, com forte presença na América Latina e nos países africanos de língua portuguesa.
Sua missão é promover, com base na ética e independência partidária, o Município como esfera autônoma de Governo, fortalecer sua capacidade de formular políticas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento local, objetivando uma sociedade democrática e valorização da cidadania.
